Enquanto uma grande parte do país passa frio, o sol brilha no litoral do Ceará em julho e em quase todos os meses do ano.
Canoa Quebrada
Por muito tempo, Canoa Quebrada foi um esconderijo hippie. Hoje, no entanto, recebe muitos turistas e não é tão tranquila como antigamente. Mas a beleza continua sendo indiscutível: as praias com falésias avermelhadas são fascinantes. Quem tem tempo para fazer mais que um simples bate-volta de Fortaleza conhece um lugar calmo e especial
Comparada à original, em Nova York, a Broadway de Canoa (o centrinho turístico da cidade) não faz feio em pelo menos um quesito: a quantidade de pessoas que domina as estreitas ruas na alta temporada. Apesar de ainda guardar um pouco do charme e da simplicidade da época em que era um pacato esconderijo hippie, Canoa já tem perfil de destino turístico de massa, com filas de ônibus estacionados no verão. O eventual estresse é esquecido quando se está diante da bela paisagem com falésias avermelhadas.
Da Praia do Ceará, a leste, até Retiro Grande, todas pertencem ao Município de Icapuí. Como as distâncias a partir de Canoa Quebrada são longas, muita gente prefere fazer passeios de bugue, pela areia, para conhecê-las – principalmente Ponta Grossa, a mais bela. Para um dia de praia, a dica é curtir Canoa Quebrada mesmo, a praia da vila, com acesso a pé. E, par a comprar o tradicional artesanato de garrafas decoradas com areia colorida, vale conhecer Majorlândia, a 8 km de Canoa Quebrada.
Jericoacoara
Muito alto-astral, Jericoacoara atrai jovens, mas é calma. Em julho, começa a temporada de wind e kitesurfe e a praia fica colorida de pranchas. Ao cair da tarde, turistas e alguns locais se reúnem na Duna do Pôr do Sol. Outro passeio imperdível é a caminhada até a famosa Pedra Furada, esculpida pelo mar – em julho, o sol aparece no meio do buraco.
Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo. A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar.
Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias extendem-se por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.
Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em jericoacoara para todos os gostos.
A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários engajados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.
Lagoa do Paraíso, Jijoca de Jericoacoara
As redes sobre a água da Lagoa do Paraíso são marca registrada de Jijoca de Jericoacoara, a 23 quilômetros de Jericoacoara. A sensação de estar longe de qualquer problema é inevitável – o lugar parece ter sido feito para relaxar e não pensar em mais nada.
A lagoa, que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, é um dos points de Jeri, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. A Lagoa Azul, mais rústica, é o ponto de parada dos passeios de bugue. Tem barracas simples e trampolins de madeira. Já a parte conhecida como Lagoa do Paraíso oferece infraestrutura de bares e restaurantes com espreguiçadeiras e redes. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por bugue.
Jijoca de Jericoacoara - Não se engane: Jijoca de Jericoacoara (CE) vai além de ser o lugar onde as pessoas deixam o carro antes de subir nas caminhonetes, jardineiras ou bugues rumo a Jericoacoara.
A cidade tem as lindíssimas lagoas do Paraíso e Azul, com águas mornas e cristalinas. Suas pousadas e restaurantes colocam redes para que os clientes possam relaxar parcialmente submersos na lagoa.
Praia de Tatajuba, Camocim
A vila original foi soterrada pelas dunas da margem direita. Do outro lado do rio Tatajuba, ergueu-se a vila de pescadores atual. Chega-se de bugue ou veículos com tração nas 4 rodas, pois depois de pegar a balsa do rio Coreaú, é necessário superar 22 km de estrada de areia e dunas. A praia é o retrato do sossego, pouquíssimo movimentada, é o lugar ideal para quem quer curtir sem muita badalação.
A praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. Tem também lagoas de águas verdinhas como a Lagoa da Torta, contornada por barracas - destaque para a do Didi, com pescados fresquinhos. O passeio que leva até lá tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. No caminho, nativos alugam pranchas de madeira para quem quiser escorregar por um monte de areia de 60 metros. A vila fica entre Jericoacoara e Camocim e faz parte da Área de Proteção Ambiental de Jeri.
Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense - com acessos precários que exigem bugue ou 4x4. A bela praia de Barra dos Remédios merece a visita: lá você pode ver o encontro do Rio dos Remédios com o mar. Apesar da região fornecer pescados e frutos do mar para todo o litoral, a própria cidade carece de restaurantes.
As praias Tatajuba e Ilha do Amor ficam do outro lado do Rio Coreaú, com acesso por balsa. Apenas bugue e veículos 4x4 conseguem chegar lá. O bugue também é o veículo ideal para se chegar nas dunas da praia da Barra dos Remédios.
Passeio de bugue São três roteiros: até a Praia Tatajuba, até Jericoacoara; e sentido litoral oeste até a Praia dos Remédios, onde o rio encontra o mar. Há parada na Praia do Maceió.
Praia Tatajuba Dunas, coqueiros e um mar verdinho, verdinho. Mais bacana aqui, no entanto, é a história: as dunas cobriram a maioria das casas da vila de pescadores e os moradores tiveram de reconstruir tudo. O vento é ótimo para a prática de kitesurfe.
Barra dos Remédios É uma das mais belas praias do litoral cearense. As águas do rio encontram o mar e, para deixar o cenário ainda mais paradisíaco, dunas se espalham por toda parte. Completamente deserta.
Beach Park - Fortaleza
Quase ninguém visita Fortaleza sem dar uma esticada ao Beach Park. À beira-mar, o parque aquático tem diversão para toda a família, com atrações leves, moderadas e radicais. Entre tantos toboáguas, o Insano ainda é o campeão da adrenalina: a descida de 41 metros de altura atinge a velocidade de 105 quilômetros por hora. Mas, não se engane, nas férias esteja preparado para encarar grandes filas.
Considerado o melhor parque aquático do País pelo GUIA QUATRO RODAS, o Beach Park garante diversão para a família inteira. E não faltam opções no complexo, localizado a 15 minutos de Fortaleza, que abriga a maior piscina de ondas da América Latina.
Para os mais corajosos, o Insano é dica certeira. Dá para perder o fôlego na descida da torre de 41 metros de altura em apenas cinco segundos. Quer mais adrenalina? No Kalafrio, é preciso segurar firme na alça da bóia ao deslizar de uma torre de 11 metros de altura e cair em uma meia-lua gigante, em formato de pista de skate.
A criançada se diverte no navio pirata da Ilha do Tesouro, enfrentando serpentes aquáticas e canhões de água em busca de um tesouro perdido. E também no espaço Acqua Circo, onde jatos, chafarizes, escorregadores e túneis remetem ao mundo do circo.
Praia de Ponta Grossa - Icapuí
A pequena vila de pescadores é parada dos passeios de bugue – este é o melhor jeito de chegar ali. Em forma de meia-lua, com falésias de areia colorida, Ponta Grossa também tem dunas que compõem a paisagem. O mar é de tombo, com água verdinha, cheio de recifes e rochas submersas. O caminho de Canoa Quebrada até esta praia é lindo
Um lugar belíssimo com as mais belas formações da região, fica a mais ou menos 50 quilômetros de Canoa Quebrada.
Situada quase na fronteira com o Rio Grande do Norte, Ponta Grossa é o maior atrativo turístico de Canoa Quebrada. Também é a parada final dos passeios de buggy que saem geralmente desde o pólo de lazer de Canoa. A praia de Ponta Grossa reúne no seu percurso falésias vermelhas, belas dunas, recifes e antigas vilas de pescadores. A duna de Ponta Grossa é um dos pontos turísticos mais visitados da região, pertence à (APA) área de preservação ambiental e fica no município de Icapuí, mas pode ser avistada da praia de Canoa Quebrada há 50 quilômetros (mais ou menos). Um lugar muito mágico e de beleza surpreendente. São rochas em tons laranja-avermelhados aos reflexos das areias das altas dunas e piscinas naturais que se formam ao longo das duras rochas e areia.
Na vila da Ponta Grossa também é possível alugar quartos e passar alguns dias em repouso e mesmo num passeio rápido com buggy é possível apreciar deliciosas lagostas frescas, camarões gigantes a preços bem abaixo do mercado ao lado da simpatia dos pescadores e locais.
"Ponta Grossa possui também um atrativo turístico a mais, o museu arqueológico do Josué..."
Josué é um personagem da vila, um apaixonado natural da arqueologia e da história local, possui peças e objetos antigos de navegadores, pedras, artefatos de época, pequenos fósseis tudo isso seu pequeno museu que é aberto apenas quando solicitado pelo turista para ver nossas relíquias históricas. Realmente vale a pena encontrar o Josué também para ser melhor assessorado em sua visita em Ponta Grossa.
O passeio até Ponta Grossa dura cerca de duas horas e meia e pode ser feito tanto de manhã quanto à tarde, dependendo do nível da maré.
O trajeto para chegar a Ponta Grossa inclui diversas praias que são: Majorlândia, Lagoa do Mato, Quixaba, Retirinho, Fontainha, Retiro Grande. Todas possuem características e belezas diferentes que vale a pena conhecer.
Praia do Futuro
A Praia do Futuro é extensa, com faixa de areia larga e mega barracas sempre cheias. É uma das praias urbanas mais bonitas de Fortaleza e não é difícil encontrar piscinas com escorregadores, toboáguas, playgrounds e recreação. Suas barracas muito bem equipadas atraem turistas, que passam ali boas horas tomando uma cervejinha e comendo petiscos em frente ao mar. À noite, o agito continua, com bailes de forró.
A melhor praia da capital é extensa, com faixa de areia larga e mega barracas na orla (nelas é fácil encontrar piscinas, toboáguas e recreação, mas algumas têm até salão de beleza). Como estão sempre cheias, é bom chegar cedo. O que pode incomodar, ali, é a presença maciça de vendedores ambulantes. À noite, o movimento nas barracas segue, e o pargo assado é, de longe, o prato mais pedido - às quintas-feiras, o lugar ferve com as famosas caranguejadas, animadas com shows de humor. Leia mais em Barracas de Praia.
Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital. Limpa e bonita abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional. As mais conhecidas são as do Chico do Caranguejo, frequentada por apreciadores do crustáceo; Guarderia Brasil, que reúne a turma jovem; Itapariká, com estrutura para crianças e procurada pelas famílias; Cabumba, point GLS; e Crocobeach, com piscina, sauna, lan house e salão de beleza! Completam o cenário as areias fofas e claras, as ondas fortes e as dunas. Nas noites de quinta-feira, em especial, é palco para shows de forró e humor, além de festas comandadas por DJ´s. Fica a 11 quilômetros do Centro.
Mega barraca CrocoBeach, na Praia do Futuro
CrocoBeach é a mais famosa e movimentada barraca da Praia do Futuro. A estrutura é mega: espreguiçadeiras, piscinas, sauna, lan-house, salão de beleza e espaço para massagem. Todos os dias serve bufê por quilo no almoço. E algumas noites da semana são animadas com shows de humor
O Ceará é conhecido por suas belas praias e por seus dias mais longos e ensolarados que duram o ano inteiro, fazendo deste um dos principais destinos turísticos do País. A Praia do Futuro é a mais famosa e visitada da capital cearense e a quinta do Brasil. Além disso, suas águas são próprias para banho, o que atrai não só turistas, como também famílias que moram na cidade.
É nesse cenário que o Complexo Crocobeach está localizado e pronto para receber todos que procuram viver bons momentos, com uma programação variada e a maior e melhor infraestrutura da Praia do Futuro. Aqui o visitante encontra muita alegria e diversão nos diversos espaços de eventos do complexo. São shows de humor, bandas de música e muito mais. Para quem visita ou mora em Fortaleza, o nosso complexo é uma referência de ambiente agradável, diversão e boa comida.
Falésias do Morro Branco - Beberibe
Sabe aquelas garrafinhas de artesanato feitas de areia colorida? Muitos vão ao vilarejo de Morro Branco em busca dessas lembrancinhas para presentear amigos. Perca-se no labirinto das falésias, com areias de diversas tonalidades.
Um fascinante pôr-do-sol do alto das falésias, labirintos por onde os visitantes passeiam e observam areias de doze cores diferentes, jangadas para alto mar em busca de peixes, dunas, lagoas, beleza e aventura, tudo é encontrado em Morro Branco e Praia das Fontes, no município cearense de Beberibe, a 85 km da capital: Fortaleza.
Bicas, fontes d'águas naturais, rochedos, cavernas, ondas fortes quebrando contra os recifes, trilhas no meio das falésias (paredões de areias) são alguns dos encantos reservados aos visitantes. O Labirinto, cuja entrada fica pela praia é a atração principal. Inúmeros guias nativos oferecem seus serviços por valores acessíveis. Passeios de jangada oferecem a possibilidade de um banho refrescante no mar, longe mais ou menos uns 500 metros da praia.
A Gruta da Mãe d'Água, o esplendor da Catedral, o Parque Aquático Praia das Fontes, os espelhos d'água da Lagoa do Uruaú e as paisagens paradisíacas são os fortes apelos do local, que ainda conserva intactas suas belezas naturais. A praia do Morro Branco também é famosa por sediar um dos carnavais de rua mais concorridos da costa leste.
Seus complexos hoteleiros com alto padrão de serviços, num ambiente descontraído e aconchegante asseguram ao turista muito conforto e atendimento personalizado.
Morro Branco e Praia das Fontes, ambas incluídas no roteiro dos turistas que visitam o Ceará, ganharam a preferência dos visitantes e conquistaram investidores nacionais e internacionais. Com isto, a rede hoteleira vem se ampliando e oferecendo novas opções de hospedagem. Hotéis de grande categoria como o Oásis Praia das Fontes, pioneiro no estado no sistema “all inclusive” permite ao hóspede ter acesso a todas as refeições e bebidas nacionais incluídas no preço da diária.
As compras para as famosas lembranças incluem garrafinhas de areia colorida, renda e trançado em palha.
A gastronomia é diversificada: pitorescas barracas de praia que servem frutos do mar (camarão, caranguejo, moqueca e peixada) e bons restaurantes a la carte na rua principal do povoado.
Se quiser calmaria e uma dose de exotismo não duvide em tirar férias e chegar até Morro Branco e Praia das Fontes, tudo com fácil acesso.
Guajiru - Trairi
A praia de Guajiru é bem menos movimentada que as demais; a vilinha preserva a tranquilidade e é ideal para quem quer fugir da badalação das praias centrais. A pacata praia tem poucas pousadas, coqueiros e dunas brancas.
Praia de mediana extensão que possui um visual encantador. É conhecida como um dos refúgios da cidade, recebendo diversos turistas durante a alta temporada. Propícia para o descanso, os visitantes que chegam a essa praia aproveitam para tomar um refrescante banho de mar, fazer uma caminhada e repor as energias. É uma boa opção para um agradável dia na praia. Conta com uma espaçosa faixa de areia dourada, o mar é calmo, de águas esverdeadas, que mais parece uma piscina natural. É ideal para o banho e prática de esportes náuticos, como vela e windsurfe. O clima tranquilo costuma atrair diversas famílias no verão, já que crianças podem brincar e nadar sem preocupação. Uma boa dica é levar alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos
Lagoinha
Formada por falésias, dunas e coqueiros, Lagoinha é uma das praias mais belas do Ceará. Os principais bares, restaurantes e pousadas ficam num centrinho e, apesar de não ser tão preservada quanto era há alguns anos, o lugar é paradisíaco. Tudo isso, sem a muvuca das praias mais centrais.
Localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta.
Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz.
O local servia antigamente como porto para piratas franceses e, diz a lenda, que em baixo das dunas de Lagoa da Barra existem tesouros enterrados, porém ninguém nunca achou nada. Mas com tantas riquezas naturais, quem precisa de tesouros?
Em uma das extremidades da Lagoinha se encontra a paisagem mais bela desta praia, e talvez de todo o Ceará. Entre duas dunas avermelhadas, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar.
A praia possui boas opções de hotéis e restaurantes, e recentemente foi inaugurado o maior resort brasileiro especializado no público GLS. Para os que procuram uma melhor estrutura a opção é ficar em Fortaleza e conhecer as praias de buggy.
Praia Redonda, Icapuí
A vila de pescadores tem, como a maioria das praias dali, falésias avermelhadas, recifes e belíssimas paisagens no trecho mais deserto.
A praia de Redonda fica na latitude 4° sul e 37° longitude oeste no Nordeste do Brasil, litoral leste do Ceará, no município de Icapuí, a 50 km de Aracati e 200 km de Fortaleza.
Para Mossoró no Rio Grande do Norte são 80 km e para Natal 350 km de distância.
Ambos, Fortaleza e Natal, têm vôos diretos para Europa.
Neste litoral quase sempre tem muito sol e pouca chuva, a temperatura mais ou menos 30° C, com uma brisa morna e constante do Atlântico. O município de Icapuí tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.
O município de Icapuí tornou-se independente de Aracati em 1985. As principais fontes de renda são a pesca de lagosta, colheita de caju e coco, e extração de sal. Até 2004 o município foi administrado pelo PT, que logo desde início deu ênfase à saúde e educação.
Redonda, que fica uns 20 km norte da sede municipal, Icapuí, é uma praia de pesca com quase 4000 habitantes, que desde 1960 vivem da pesca artesanal de lagosta.