sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lagoinha, um sonho de praia no Ceará



 
A equipe do Portal Messejana esteve novamente na Praia da Lagoinha, localizada no distrito de Paraipaba, no litoral oeste do Ceara. É certamente uma das praias mais bonitas do litoral Costa Sol Poente do Ceará. Praia de beleza rara. Seu formato em meia-lua, que é o cartão postal da praia, atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro. Seus coqueiros, bicas e densa vegetação completam a beleza. Produziu muitas fotografias dos diversos ambientes locais e sem dúvida a Praia da Lagoinha é um verdadeiro cartão postal do Estado. Há bons hotéis e pousadas e uma diversidade de passeios disponíveis para os visitantes.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Lagoinha está localizada no distrito de Paraipaba. Além de dunas, coqueiros, lagoas e falésias e possui 15 km de extensão. A faixa mais procurada fica entre dois morros que formam uma meia lua, onde há bares e restaurantes. Fica a 130 km de Fortaleza. O acesso pode ser feito de Fortaleza pela Rodovia Estruturante (bem conservada) ou através da BR-222. 

Ao chegar à Lagoinha você poderá se hospedar no Vivamar Hotel, que é gerenciado pelo Sílvio e pelo Alex, no qual receberá um excelente atendimento e conforto. Para iniciar os passeios, procure logo um dos bugueiros da associação, que possuem credenciais e conhecimentos.
Dentre os tesouros de Lagoinha, os turistas encontram um fascinante mirante formado por uma duna vermelha de onde se tem uma vista panorâmica da encosta em forma de meia lua. Os ventos são ideais para regatas e esportes à vela.
A bucólica e bonita pracinha é atração à noite. Para refeições uma boa pedida é ao Fullxico, um dos restaurantes bons da localidade, perto do centro. 
A vila de pescadores ainda preserva ambiente rústico. Os restaurantes oferecem peixes e frutos do mar. Outro tesouro encontrado em Lagoinha é o artesanato, que é comercializado em uma central organizada pela população local. As vias de acesso estão em boas condições de tráfego. A praia conta com uma rede hoteleira de qualidade. Alguns hotéis têm vista para o mar.
A duna amarelada entrecortada por coqueiros se revela como uma bela miragem aos olhos dos turistas de primeira viagem. Passada a admiração inicial, os visitantes procuram desfrutar Lagoinha de todas as maneiras: quer seja no banho de mar próximo à duna amarelada ou nos passeios de bugres pelas dunas até suas lagoas.
 
Outro passeio que pode ser feito com facilidade e que apresenta emoções inesquecíveis, proporcionando aos visitantes um panorama especial, é o de jangada. Com toda a segurança e experiência dos mestres de jangada Francisco e Pedro, você, sua família ou amigos podem realizar um passeio pela costa da Lagoinha em uma jangada. A visão da orla é magnífica. As águas claríssimas atraem os turistas para um banho em alto-mar. Para total aproveitamento os grupos podem tomar banho de mar com a jangada praticamente parada. Com bóias e coletes salva-vidas o atrativo tem toda a segurança necessária. Os mestres Francisco e Pedro até ajudam na hora das fotografias. É simplesmente imperdível.  Desta vez o Portal Messejana recebeu amigos e amigas do Maranhão e do Rio Grande do Sul, os quais puderam apreciar todas as belezas dessa região praiana encantadora.  

Para contratar o passeio de jangada você pode procurar na própria praia ou então agendar, pelos telefones: (85) 3363-5113 begin_of_the_skype_highlighting              (85) 3363-5113      end_of_the_skype_highlighting  9101-2806  9156-9342. Diga que quer falar com o Francisco ou com o Pedrinho, das jangadas e acerte um magnífico passeio.

PASSEIOS E PURA DIVERSÃO

É possível conhecer a Lagoa da Almécegas, a 6 km, ou a Lagoa do Jegue, através de passeios de bugre. Existe um pacote para os turistas que inclui a ida de bugre, travessia das Almécegas em Catamarã (um tipo de embarcação) e o retorno em caminhões tipo pau-de-arara, como são conhecidos no Nordeste.
Pode-se optar por pacotes de passeios turísticos, sendo que um deles um dos percursos é feito inicialmente em bugres, com paradas estratégicas para bonitas fotografias, depois uma travessia de barco (catamarã), com pausa para banho na Lagoa das Almécegas e uma refrescante água de côco ou refrigerantes e o retorno em um divertido caminhão pau-de-arara, que possui um “comissário de bordo”, um guia (Júnior) que mostra de forma engraçada os locais, contando piadas e com muito humor. Os participantes de divertem a valer e o passeio é imperdível.
A praia tem uma paisagem de cinema, com suas jangadas, e um povo tranqüilo e feliz. Em meio às dunas, surge um refúgio de água doce. As barracas na beira da lagoa são ideais para quem precisa recuperar as forças, com uma água de coco ou um mergulho. Mas esse nem de longe é o final do passeio. Após uma pausa de trinta minutos, o tempo ideal para aproveitar o espaço, é hora de entrar na chalana. A embarcação atravessa a lagoa de oito metros de profundidade, cercada por uma vegetação sem igual, e chega ao ponto dos bugres.


Lagoinha proporciona um espetáculo grandioso em termo de imagens. Pode-se fotografar de diversos ângulos as vistas do mar, das dunas, dos morros, das falésias, das lagoas, do bonito céu ao pôr-do-sol. Enfim, um panorama repleto de lindas imagens que você não irá esquecer jamais. No Portal Messejana existe um banco de imagens, que está também sendo publicado no Flickr, produzidas por João Ribeiro (um dos diretores do Instituto Portal Messejana, que tem como hobby fotografar), auxiliado pela equipe da Máxi Vídeo Produções, empresa pertencente ao Instituto Portal Messejana.


Lagoinha, em encanto do Ceará

Nenhum comentário: