sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



 
No Ceará, Fortaleza se encontra praticamente no marco divisório entre as praias da Costa Sol Nascente e Costa Sol Poente. Para quem não conhece ainda Mundaú fica a oeste. Mundaú está distante 150 km de Fortaleza, e a 20 km de Trairi, por estrada asfaltada em boas condições, no Litoral Oeste do Ceará. A equipe do Portal Messejana fez algumas viagens para as praias do litoral oeste. A cada visita novos encantos e mais novidades. As dunas, os barcos, a paisagem e o próprio mar, com seu verde belíssimo, não podem ficar desabercebidos.

COMO CHEGAR

O roteiro é o seguinte: deixando Fortaleza através da saída oeste, BR-222 ou pela barra do rio Ceará, acesse a rodovia Estruturante, CE-085, rumo à costa do Sol Poente. Da saída de Fortaleza até Mundaú se gasta aproximadamente duas horas de viagem. O trecho de chegada a Mundaú é uma atração à parte, onde a rodovia beira a orla marítima.

IMAGENS BELÍSSIMAS

A equipe do Portal Messejana fez o trajeto pela beira-mar, em um buggy com saída da praia da Lagoinha. O percurso levou cerca de uma hora. Foram feitas inúmeras imagens belíssimas, as quais vão ficar no arquivo fotográfico do Portal Messejana e também no Flickr, além de outras redes como Orkut e no próprio site.

Dunas brancas, mar azul de águas cristalinas, isto é Mundaú. O encontro das águas do rio Mundaú com o oceano Atlântico apresenta um harmonioso cenário da natureza.
 
Mundaú é considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. Possui encantos e belezas naturais, como os recifes que abrigam sua calma península de águas mornas, o rio Mundaú, manguezais, lagoas de águas cristalinas, lindas dunas de areias claras e sua peculiar hospitalidade, o que lhe proporciona um enorme potencial em termos de atrativos turísticos.

Tem população de aproximadamente 8000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver, o que cria novas opções de vida. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes que abrigam sua calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas, além do Rio Mundaú.

As jangadas dos pescadores dão um toque ainda mais especial ao belo mar da praia de Mundaú. A APA (área de proteção ambiental) de Mundaú fica no distrito de Mundaú, município de Trairi. Mundaú significa "Lagoa Grande" na linguagem indígena. Embora explorada de forma artesanal, a atividade pesqueira é a principal fonte geradora de empregos e renda na comunidade.


De cima das dunas o visitante pode apreciar um cenário magnífico, com um visual colorido dos barcos de pesca e de tantos outros barcos para passeios e catamarãs (tipo de balsa a motor). A vontade de ficar neste local é grande, em razão da beleza natural e dos atrativos gerais que a praias oferece. De lá a equipe do Portal Messejana produziu centenas de fotos as quais apresenta para você, ao mesmo tempo em que deseja que conheça essa praia cheia de encantos.  


Nenhum comentário: