segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Portal Messejana, de Fortaleza, Ceará

O Portal Messejana, de Fortaleza, Ceará



http://www.portalmessejana.com.br/


Messejana ao longo dos tempos obteve um crescimento populacional e comercial impressionante. Os dados estatísticos apontam para um desenvolvimento na área social, nas instituições, no comércio e nos serviços. Hoje em dia não se precisa “ir à Fortaleza”, como se dizia antigamente, porque em Messejana temos praticamente tudo.

FALTAVA A PRESENÇA DE MESSEJANA NA INTERNET

Mas para acompanhar a escalada da modernidade, Messejana até o final de 2004 ainda não estava presente na INTERNET – a rede mundial de computadores – até quando surgiu o Portal Messejana para suprir essa falta e assim colocar a Messejana cearense para todo o mundo.

A CRIAÇÃO DO PORTAL MESSEJANA

Em meados de 2004, portanto, surgiu então o Portal Messejana, um site abrangendo assuntos variados, com um conteúdo selecionado para todas as idades. O Portal trazia informes sobre o histórico de Messejana, mostrava fotografias dos locais turísticos e enfocava aspectos sobre as personalidades e destaques locais.

Além de tudo o Portal Messejana começou a proporcionar oportunidades para as empresas locais anunciarem facilmente para toda a comunidade e porque não dizer para o mundo todo, 24 horas ininterruptamente. Os objetivos do Portal Messejana, desde sua criação, há 4 anos, foram sendo cumpridos à risca, mesmo com as dificuldades que sua direção encontra diariamente, no que diz respeito às reportagens, ao material e equipamentos, transportes para locomoção de equipes de cobertura a eventos etc.

MESSEJANA E SUA FREQUÊNCIA NO GOOGLE COM O PORTAL

Hoje em dia, quando procuramos no conhecido Google (mecanismo utilizado para pesquisar na Internet) e digitamos “Messejana”, uma série de ocorrências vinculadas ao Portal Messejana aparece. Temos outra Messejana em Portugal, mas isto seria outra história. A nossa Messejana figura com destaque em centenas de mecanismos de busca em razão de suas numerosas matérias, fotos e reportagens e seus links, que são buscados pelos computadores ao indexar as páginas dos sites no mundo inteiro. E Messejana sempre marca presença, com o Portal Messejana.

A IMPORTÂNCIA DO PORTAL MESSEJANA

O Portal Messejana é um REFERENCIAL de fácil acesso para todos aqueles que se interessam, de uma forma ou de outra, por informações referentes à Messejana, pois abriga em seu conteúdo informações diversas sobre a área.


CONTEÚDO DO PORTAL MESSEJANA

O Portal Messejana mantém várias seções no ar, sempre abastecidas com um conteúdo selecionado pelos integrantes de sua equipe e redatores. Ao navegar pelo Portal Messejana podemos encontrar assuntos como:

MENU MESSEJANA: sua história, fotografias, personalidades e reportagens. Em SERVIÇOS - a Agenda Cultural, Classificados (grátis), Dicas do Portal, a seção KATATUDO, que engloba temas variados de interesse, SITES E TELEFONES ÚTEIS e o Mural de Recados. Em CANAIS estão Alimentação, Artigos, Beleza e Moda, Colaboradores, Cultura, Educação, Ginástica, Informática, Receitas, Religião, Saúde e Turismo e a Seção Vida Nova, com artigos religiosos. Em ENTRETENIMENTO temos Apresentações, Artes Marciais, Astrologia, Desenhos Animados, Humor, Mensagens e Vídeos Legais, selecionados pelo Portal. No Menu MÚSICA podemos pesquisar sobre os Anos 60 (O Big Brasa), Artistas e Bandas diversos, Artistas do Ceará, Cena Eletrônica, Central do Rock e Letras e Traduções.

PESQUISAS ESCOLARES E ACADÊMICAS

Além disso, inúmeras vezes o Portal Messejana recebe consultas sobre dados de Messejana e outras informações que possui, bem como serve de fonte de pesquisas para estudantes que querem se informar sobre aspectos históricos da terra onde estão – Messejana.


COMO ACESSAR O PORTAL MESSEJANA?

Para acessar o Portal Messejana o processo é simples. Digite na linha de seu navegador:
http://www.portalmessejana.com.br/


Ou simplesmente através do Google ou de outro mecanismo de busca digite Portal Messejana. Escolha um dos links (ligações entre matérias e o site) e clique para acessar o Portal Messejana.

PÁGINA INICIAL


Muitos internautas, particularmente aqueles de Messejana, fizeram do Portal sua página inicial. O que é isto? Uma maneira para quando o seu programa de navegação pela Internet abrir, o Portal Messejana ser a primeira página. No próprio site, pouco acima dos Destaques, encontra-se o link “Página Inicial”. Ao clicar sobre ele as instruções são transmitidas para seu navegador automaticamente, para maior facilidade de operação.

O MURAL DE RECADO E AS FOTOGRAFIAS DE EVENTOS

Pelo lado social o Portal Messejana busca sempre fazer a cobertura dos Eventos mais importantes da área, inclusive aqueles do meio estudantil. Como festividades escolares, desfiles e de datas cívicas ao longo do ano. Os internautas podem assim ver as fotografias de todos os eventos e participar ativamente deixando mensagens nas próprias fotos, tornando o Portal Messejana um site interativo.

O Mural de Recados é outro meio que os internautas de várias localidades do país e do mundo têm para mandar suas mensagens, procurar parentes desaparecidos, elogiar, criticar ou sugerir matérias para o Portal Messejana, ou simplesmente dirigir-se de forma especial sobre este ou aquele assunto de interesse de toda a comunidade, como a cobrança de serviços pelos órgãos públicos em geral.

O ENFOQUE SOBRE TURISMO

O Portal Messejana produz reportagens sobre turismo e apresenta centenas de fotografias, dicas de viagem, roteiros, sobre pontos turísticos do Ceará e do Brasil. Torna-se assim, também, um meio cultural, pois abre um leque de opções de turismo que o Ceará dispõe para o Brasil inteiro.

COMO PARTICIPAR DO SITE PORTAL MESSEJANA

As pessoas podem participar de forma ativa do Portal Messejana, que tem como slogan “O Portal é feito com você e para você”. De que forma? Enviando periodicamente artigos, matérias de interesse, para serem publicadas no site.

EMPRESAS PODEM APOIAR PROJETOS DE TURISMO

As empresas também podem participar, além de ser simplesmente anunciantes, patrocinando o Portal Messejana em suas reportagens e recebendo publicidade pelo apoio prestado. O telefone do Portal Messejana é: (85) 3274-2604. Em nosso entender algumas empresas começaram a enxergar um horizonte mais aberto e reconheceram a importância da divulgação através do Portal Messejana pelo crescimento de seus negócios.
Um dos e-mails é contato@portalmessejana.com.br

OUTRAS INICIATIVAS PIONEIRAS QUE VALEM SER LEMBRADAS

O Conjunto Musical Big Brasa e a Máxi Informática foram outras iniciativas anteriores ao Portal Messejana, mas também inovadoras e de sucesso, partidas do mesmo grupo familiar que compõe o Portal atualmente. A primeira, com o Conjunto Musical Big Brasa, um dos melhores dos Anos 60, que fez época em Messejana e foi destaque por muitos anos no meio musical cearense. Vale lembrar o Mestre Alberto Ribeiro da Silva, (in memoriam) sempre com seu espírito empreendedor e jovem incentivou a rapaziada do tão conhecido Conjunto Musical. Posteriormente, mais à frente, também houve a iniciativa da criação da primeira escola de Informática de Messejana, a Máxi Informática, que durou 14 anos, sempre com uma estrutura modelar e assim conseguiu treinar centenas de jovens para o mercado de trabalho local.

AS EQUIPES DO PORTAL MESSEJANA

Há que se ressaltar o trabalho de suas equipes, que variam de acordo da disponibilidade de tempo de cada um e dos assuntos ou temas a serem abordados.


Em cada reportagem o Portal faz questão de registrar flashes de seus integrantes e os coloca em galerias de fotos, como uma homenagem a seu esforço pessoal e de equipe e como forma de enaltecer e valorizar o trabalho dos mais jovens perante a própria comunidade. E assim o faz mais uma vez, através de uma seleção de fotografias de suas equipes em reportagens e matérias diversas, tanto em Messejana quanto em viagens de turismo, quando buscam informes e dicas de viagem importantes para seus amigos internautas.

A MÁVI VÍDEO PRODUÇÕES

Vinculada ao Portal Messejana, como empresa de apoio, está a Máxi Vídeo Produções, que fornece todo o apoio técnico necessário no setor de fotografia digital, além de produzir books digitais e outros trabalhos há mais de três anos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Manaus, um destino turístico muito atraente, pelo Portal Messejana

Manaus, um destino turístico muito atraente

A equipe do Portal Messejana esteve em visita a Manaus e fez em primeiro lugar um “city tour”, com início às 08:00 horas e término depois do meio-dia. No passeio pode conhecer, dentre outros, o centro antigo da cidade, o mercado do porto, o Museu do índio, o Porto, com sua hidroviária e o Teatro Amazonas. Com turistas de toda a América do Sul o nosso guia turístico Francisco demonstrou os seus conhecimentos sobre Manaus, sua história e seus atrativos. Após o tour, o Zoológico do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), do Exército Brasileiro, foi uma atração à parte que foi visitada posteriormente. Nesta oportunidade também foram produzidas centenas de fotografias dos mais diferentes lugares, as quais estão nas galerias de Fotos – Brasil, do Portal Messejana, em Turismo.

A cidade de Manaus

Fundada em 1669 a partir do forte de São José da Barra do Rio Negro, a sede da Capitania e a sede da Província foram estabelecidas na margem esquerda do rio Negro. A origem do nome da cidade provém da tribo dos manaós, habitante da região dos rios Negro e Solimões. A grafia antiga da cidade preservava o "O" e acentuava a vogal precedente: "Manaós". Na língua indígena, Manaus significa Mãe dos Deuses. No Século XIX a cidade chamava-se Barra do Rio Negro.
Atualmente é a trigésima cidade mais populosa da América. Em âmbito nacional, é o oitavo município brasileiro mais populoso, abrigando quase metade da população do Amazonas. Manaus também está entre os cinco municípios com participação acima de 0,5% no PIB do país que mais crescem economicamente. É um pólo atrativo de toda a região. Contudo, esse aumento populacional acarretou inúmeros problemas, como déficit habitacional, nos serviços de saúde e a infraestrutura urbana da cidade.

Manaus é assim o ponto de partida para emocionantes passeios que descortinam a floresta Amazônica e tem muito a oferecer aos turistas que lá chegam ávidos por um íntimo contato com a natureza amazônica. Um dos programas básicos é o tour de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões, que correm lado a lado por seis quilômetros sem que as águas - uma barrenta e outra escura - se misturem. O passeio, entretanto, ganha doses extras de aventura se combinado a uma caminhada na mata, a uma volta de canoa pelos igarapés ou a uma visita às aldeias indígenas. A observação de pássaros, répteis e plantas está incluída no "pacote".
O turismo na região
No âmbito do turismo, Manaus durante todo o ano recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas. As visitas de cruzeiros à cidade ocorrem por temporadas, em geral, entre os meses de outubro e abril de cada ano. Em média, Manaus recebe 23 navios por temporada. Os europeus são os que mais visitam a cidade pelos navios de cruzeiro, com destaque aos alemães. Os norte-americanos também respondem por uma parcela significativa dos turistas de navios de cruzeiro.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ), em parceria com a revista Você S/A, analisando 127 cidades do País, Manaus é a melhor cidade da Região Norte do Brasil para fazer carreira. O Código postal (CEP) de Manaus é 69000-000[49] e o DDD telefônico é 092.

Passeios imperdíveis

Um dos passeios que pode ser contratado com antecedência (ou não) é o Encontro da Águas (encontro dos rios Negro e Solimões) e passear pela região. É um passeio atraente, divertido, com várias opções. Uma boa pedida é seguir com um barco até uma região um pouco mais afastada onde há trilhas, comunidades ribeirinhas e vitórias-régias. Não se esqueça de almoçar em um dos vários restaurantes flutuantes da região. Você pode também, para economizar, ir até o Porto e procurar diretamente os barcos das empresas que fazem o “Encontro das Águas”. Assim economizará um pouco, mas perderá, em termos, a segurança de uma companhia de turismo bem conceituada.

Ainda sobre o Encontro das Águas: é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água negra, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus. Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

Há dezenas de agências de turismo que oferecem o passeio à região, em roteiros que costumam incluir uma volta pelos igarapés (braços de rio). Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode pôr a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas diferentes.

Para o turista conhecer de forma plena Manaus e seus atrativos é preciso passar no mínimo uma semana, se quiser fazer passeios como vôos de hidroavião sobre o encontro das águas, além do passeio de barco, que também é oferecido por inúmeras operadoras de turismo. Os hotéis de selva são uma atração à parte e podem ser uma excelente opção para quem prefere a aventura e uma ligação com a natureza de forma plena.

A Zona Franca

Com a implantação da Zona Franca de Manaus na década de 1960, a cidade chegou a ocupar lugar de destaque entre as mais ricas do Brasil e da América Latina. Foi a capital que mais cresceu economicamente nos últimos quarenta anos, fato explicado principalmente pela implantação e desenvolvimento da Zona Franca, que também atraiu milhares de migrantes que ocuparam de forma desordenada a periferia da cidade. Na atualidade, mesmo com a Zona Franca praticamente desativada é uma capital interessante para se visitar, tanto pelo comércio em franca expansão e pelos pontos turísticos característicos da região. A Zona Franca, que se caracteriza por uma política de incentivos fiscais para a região.

As compras

O comércio na área central é predominantemente dominado pela venda de eletro-eletrônicos. Os chineses são a mais nova concorrência das lojas locais. Ao visitar Manaus procure um hotel central, para que possa ter mais agilidade e conforto ao pesquisar os preços (muito importante fazer isso e pechinchar).

A zona central de comércio

O centro propriamente dito, onde se concentra a maioria das lojas, fica em um perímetro que abrange a Avenida 7 de Setembro, Getúlio Vargas e Ruas Marcílio Dias, Eduardo Ribeiro, Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, as principais.

Apesar de seu grande porte Manaus se apresentou como uma cidade muito tranqüila no que diz respeito à violência urbana que vemos em outros grandes centros do país. Notamos que quase não circulam viaturas de polícia, um indicativo de pouca violência. Em conversas com muitos taxistas nossa opinião foi confirmada. Há ocorrência de assaltos, mas são em número muito menor do que outras capitais. O povo é hospitaleiro, educado e com menos estresse, digamos. A mesma coisa se observa no trânsito, onde dificilmente se ouve uma buzina. Também não se vêem guardadores de carros, flanelinhas, nem pedintes. Os vendedores atendem com tranqüilidade e deixam você à vontade.

Onde se hospedar

São inúmeras opções de bons hotéis. O Kristal Hotel, localizado no centro comercial de Manaus é o melhor hotel em sua categoria. Adequado às expectativas, necessidades e exigências dos públicos turístico e executivo disponibiliza aos seus clientes uma boa infra-estrutura habitacional e operacional, destinada a proporcionar uma ótima estadia. Seus funcionários são atenciosos e sua localização, na Rua Barroso, 54, é privilegiada.

A Praça do Índio

No intervalo das compras conheça a Praça do Índio e aproveite para adquirir o artesanato indígena e ouvir canções executadas por indígenas. Descanse um pouco e prove um suco de Açaí, energético que lhe trará mais energia para continuar seu passeio. Encontramos uma tribo de índios equatoriana, com seus instrumentos típicos e sua indumentária muito bonita e colorida. O som das músicas ecoa pela praça inteira e conduz a uma paz indescritível. Vale à pena, após ouvir as belas músicas, trazer algumas peças de artesanato indígena e suas músicas gravadas em CD, que são oferecidos aos turistas em geral pelas próprias índias.

Museu do Índio

A entidade é mantida pela Congregação das Irmãs Salesianas, o acervo do Museu do Índio, em Manaus, é constituído por utensílios domésticos, armas e adornos das tribos indígenas do alto rio Negro. Possui acervo de 3.000 peças artesanais. O Museu do Índio foi fundado em 1952, pela madre Mazzone. A admiração da freira das Missões Salesianas pelos utensílios e artesanato indígena quando viajava no Alto Rio Negro, próximo ao Pico da Neblina, fez com que esta idealizasse a criação do Museu. O acervo do museu foi totalmente adquirido pelas Missões Salesianas junto às tribos dos índios: Tukano, Yanomani, Wanana, Kobevva, Tariano, Desse e Macu.

Os materiais expostos são diversos: utensílios domésticos, armas de caça e guerra adornos ornamentais e rituais, animais empalhados e artesanatos já aculturado, distribuídos em seis salas. Possui um acervo de 3.000 peças. Nas salas também estão expostos os materiais utilizados nas diferentes utilidades domésticas (trabalhos feitos pelas mulheres ou pelos homens. Também pode ser vistos modelos de malocas dos Yanomami. O Museu contém uma loja de Artesanato onde se pode comprar alguns produtos indígenas, principalmente cerâmica e objetos de cipó. Funcionamento: de 2ª a 6ª das 8:30 h às 11:30 h e das 14:00 h às 16:30 h; aos sábados das 8:30 h às 11:30 horas. Endereço: Rua Duque de Caxias, 356 - Praça 14 de Janeiro/Centro - Fone: (92) 3635-1922 / 3234-1422

O Teatro Amazonas

Um os pontos culturais merecedores de atenção. Assim o Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus, construído pelo Capitão engenheiro Eduardo Gonçalves Ribeiro, então governador do Amazonas. Está localizado em frente à Praça São Sebastião, bem no coração da cidade e sua cúpula pode ser vista de longe. Foi construído pelos Barões da Borracha numa época em que o látex era a principal matéria prima da região e o seu cultivo enriqueceu muita gente, menos o caboclo seringueiro, chamado de soldado da borracha.
Os shoppings centers

Existem vários shoppings, mas o que se destaca é o Manauara, com seus cinco pisos, uma decoração muito bonita, variedade de produtos, áreas de lojas bem atraentes e muito agradáveis. Para comprar eletrônicos vale dar uma olhada com detalhes na Foto Nascimento, loja tradicional, especializada em produtos eletrônicos voltados para a área da fotografia e de informática. Os bons vendedores explicam com detalhes os últimos lançamentos das melhores marcas do mercado.
O Zoológico do CIGS

Outro passeio que deve ser feito é uma visita ao Zoológico mantido pelo CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), do Exército Brasileiro.
Considerado um dos principais pontos turísticos de Manaus, possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando atualmente com 162 animais distribuídos em 56 espécies, das quais várias estão enquadradas nas diversas categorias do IBAMA de ameaça de extinção no restante do Brasil.

No Zoológico, mantido junto ao Quartel do CIGS, você pode conhecer animais da região e fazer um passeio pelas alamedas, com a natureza da selva ao seu redor. O zoológico do CIGS teve sua origem em 1967 a partir da necessidade de apresentar aos alunos do Curso de Operações na Selva elementos da fauna e flora amazônicas importantes na formação dos guerreiros de selva, o que levava os instrutores e monitores da época a colecionarem animais em um depósito a céu aberto, localizado dentro da atual área do Zoológico.

Após o passeio você pode adquirir camisetas ou símbolos do CIGS, os quais são muito procurados pelos admiradores do Exército e dos Batalhões de Infantaria de Selva – Os “BIS”.

A partir de 1969, foi aberto ao público em geral, já com o seu acervo bastante aumentado, oriundo de doações dos moradores do entorno do CIGS, passando por diversas modificações ao longo dos anos. Atualmente, ainda chamado de “Zoológico do CIGS/1967”, é parte integrante da Divisão de Veterinária, cujas instalações atuais foram inauguradas em 04 de junho de 1999, dentro da atual legislação ambiental, com recursos provenientes de um convênio firmado entre o então Ministério do Exército, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Manaus é assim um passeio especial onde você pode curtir a natureza existente da Amazônia, ver encantos naturais (rios e lagos), culturais e também fazer compras, em um centro comercial diversificado, para todos os gostos. Vejam as galerias de fotos abaixo, obtidas pela equipe do Portal Messejana e aprecie as belezas de Manaus e do Amazonas.

Veja todas as galerias de fotos no Portal Messejana,em
http://www.portalmessejana.com.br/ 

Manaus - vista geral  Zoológico do CIGS  Mercado e Porto de Manaus Museu do Índio
Praça do Índio Teatro Amazonas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



 
No Ceará, Fortaleza se encontra praticamente no marco divisório entre as praias da Costa Sol Nascente e Costa Sol Poente. Para quem não conhece ainda Mundaú fica a oeste. Mundaú está distante 150 km de Fortaleza, e a 20 km de Trairi, por estrada asfaltada em boas condições, no Litoral Oeste do Ceará. A equipe do Portal Messejana fez algumas viagens para as praias do litoral oeste. A cada visita novos encantos e mais novidades. As dunas, os barcos, a paisagem e o próprio mar, com seu verde belíssimo, não podem ficar desabercebidos.

COMO CHEGAR

O roteiro é o seguinte: deixando Fortaleza através da saída oeste, BR-222 ou pela barra do rio Ceará, acesse a rodovia Estruturante, CE-085, rumo à costa do Sol Poente. Da saída de Fortaleza até Mundaú se gasta aproximadamente duas horas de viagem. O trecho de chegada a Mundaú é uma atração à parte, onde a rodovia beira a orla marítima.

IMAGENS BELÍSSIMAS

A equipe do Portal Messejana fez o trajeto pela beira-mar, em um buggy com saída da praia da Lagoinha. O percurso levou cerca de uma hora. Foram feitas inúmeras imagens belíssimas, as quais vão ficar no arquivo fotográfico do Portal Messejana e também no Flickr, além de outras redes como Orkut e no próprio site.

Dunas brancas, mar azul de águas cristalinas, isto é Mundaú. O encontro das águas do rio Mundaú com o oceano Atlântico apresenta um harmonioso cenário da natureza.
 
Mundaú é considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. Possui encantos e belezas naturais, como os recifes que abrigam sua calma península de águas mornas, o rio Mundaú, manguezais, lagoas de águas cristalinas, lindas dunas de areias claras e sua peculiar hospitalidade, o que lhe proporciona um enorme potencial em termos de atrativos turísticos.

Tem população de aproximadamente 8000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver, o que cria novas opções de vida. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes que abrigam sua calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas, além do Rio Mundaú.

As jangadas dos pescadores dão um toque ainda mais especial ao belo mar da praia de Mundaú. A APA (área de proteção ambiental) de Mundaú fica no distrito de Mundaú, município de Trairi. Mundaú significa "Lagoa Grande" na linguagem indígena. Embora explorada de forma artesanal, a atividade pesqueira é a principal fonte geradora de empregos e renda na comunidade.


De cima das dunas o visitante pode apreciar um cenário magnífico, com um visual colorido dos barcos de pesca e de tantos outros barcos para passeios e catamarãs (tipo de balsa a motor). A vontade de ficar neste local é grande, em razão da beleza natural e dos atrativos gerais que a praias oferece. De lá a equipe do Portal Messejana produziu centenas de fotos as quais apresenta para você, ao mesmo tempo em que deseja que conheça essa praia cheia de encantos.  


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mundaú, uma das lindas praias da Costa Sol Poente do Ceará



 
No Ceará, Fortaleza se encontra praticamente no marco divisório entre as praias da Costa Sol Nascente e Costa Sol Poente. Para quem não conhece ainda Mundaú fica a oeste. Mundaú está distante 150 km de Fortaleza, e a 20 km de Trairi, por estrada asfaltada em boas condições, no Litoral Oeste do Ceará. A equipe do Portal Messejana fez algumas viagens para as praias do litoral oeste. A cada visita novos encantos e mais novidades. As dunas, os barcos, a paisagem e o próprio mar, com seu verde belíssimo, não podem ficar desabercebidos.

COMO CHEGAR

O roteiro é o seguinte: deixando Fortaleza através da saída oeste, BR-222 ou pela barra do rio Ceará, acesse a rodovia Estruturante, CE-085, rumo à costa do Sol Poente. Da saída de Fortaleza até Mundaú se gasta aproximadamente duas horas de viagem. O trecho de chegada a Mundaú é uma atração à parte, onde a rodovia beira a orla marítima.

IMAGENS BELÍSSIMAS

A equipe do Portal Messejana fez o trajeto pela beira-mar, em um buggy com saída da praia da Lagoinha. O percurso levou cerca de uma hora. Foram feitas inúmeras imagens belíssimas, as quais vão ficar no arquivo fotográfico do Portal Messejana e também no Flickr, além de outras redes como Orkut e no próprio site.

Dunas brancas, mar azul de águas cristalinas, isto é Mundaú. O encontro das águas do rio Mundaú com o oceano Atlântico apresenta um harmonioso cenário da natureza.
 
Mundaú é considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. Possui encantos e belezas naturais, como os recifes que abrigam sua calma península de águas mornas, o rio Mundaú, manguezais, lagoas de águas cristalinas, lindas dunas de areias claras e sua peculiar hospitalidade, o que lhe proporciona um enorme potencial em termos de atrativos turísticos.

Tem população de aproximadamente 8000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver, o que cria novas opções de vida. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes que abrigam sua calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas, além do Rio Mundaú.

As jangadas dos pescadores dão um toque ainda mais especial ao belo mar da praia de Mundaú. A APA (área de proteção ambiental) de Mundaú fica no distrito de Mundaú, município de Trairi. Mundaú significa "Lagoa Grande" na linguagem indígena. Embora explorada de forma artesanal, a atividade pesqueira é a principal fonte geradora de empregos e renda na comunidade.


De cima das dunas o visitante pode apreciar um cenário magnífico, com um visual colorido dos barcos de pesca e de tantos outros barcos para passeios e catamarãs (tipo de balsa a motor). A vontade de ficar neste local é grande, em razão da beleza natural e dos atrativos gerais que a praias oferece. De lá a equipe do Portal Messejana produziu centenas de fotos as quais apresenta para você, ao mesmo tempo em que deseja que conheça essa praia cheia de encantos.  


Lagoinha, um sonho de praia no Ceará



 
A equipe do Portal Messejana esteve novamente na Praia da Lagoinha, localizada no distrito de Paraipaba, no litoral oeste do Ceara. É certamente uma das praias mais bonitas do litoral Costa Sol Poente do Ceará. Praia de beleza rara. Seu formato em meia-lua, que é o cartão postal da praia, atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro. Seus coqueiros, bicas e densa vegetação completam a beleza. Produziu muitas fotografias dos diversos ambientes locais e sem dúvida a Praia da Lagoinha é um verdadeiro cartão postal do Estado. Há bons hotéis e pousadas e uma diversidade de passeios disponíveis para os visitantes.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Lagoinha está localizada no distrito de Paraipaba. Além de dunas, coqueiros, lagoas e falésias e possui 15 km de extensão. A faixa mais procurada fica entre dois morros que formam uma meia lua, onde há bares e restaurantes. Fica a 130 km de Fortaleza. O acesso pode ser feito de Fortaleza pela Rodovia Estruturante (bem conservada) ou através da BR-222. 

Ao chegar à Lagoinha você poderá se hospedar no Vivamar Hotel, que é gerenciado pelo Sílvio e pelo Alex, no qual receberá um excelente atendimento e conforto. Para iniciar os passeios, procure logo um dos bugueiros da associação, que possuem credenciais e conhecimentos.
Dentre os tesouros de Lagoinha, os turistas encontram um fascinante mirante formado por uma duna vermelha de onde se tem uma vista panorâmica da encosta em forma de meia lua. Os ventos são ideais para regatas e esportes à vela.
A bucólica e bonita pracinha é atração à noite. Para refeições uma boa pedida é ao Fullxico, um dos restaurantes bons da localidade, perto do centro. 
A vila de pescadores ainda preserva ambiente rústico. Os restaurantes oferecem peixes e frutos do mar. Outro tesouro encontrado em Lagoinha é o artesanato, que é comercializado em uma central organizada pela população local. As vias de acesso estão em boas condições de tráfego. A praia conta com uma rede hoteleira de qualidade. Alguns hotéis têm vista para o mar.
A duna amarelada entrecortada por coqueiros se revela como uma bela miragem aos olhos dos turistas de primeira viagem. Passada a admiração inicial, os visitantes procuram desfrutar Lagoinha de todas as maneiras: quer seja no banho de mar próximo à duna amarelada ou nos passeios de bugres pelas dunas até suas lagoas.
 
Outro passeio que pode ser feito com facilidade e que apresenta emoções inesquecíveis, proporcionando aos visitantes um panorama especial, é o de jangada. Com toda a segurança e experiência dos mestres de jangada Francisco e Pedro, você, sua família ou amigos podem realizar um passeio pela costa da Lagoinha em uma jangada. A visão da orla é magnífica. As águas claríssimas atraem os turistas para um banho em alto-mar. Para total aproveitamento os grupos podem tomar banho de mar com a jangada praticamente parada. Com bóias e coletes salva-vidas o atrativo tem toda a segurança necessária. Os mestres Francisco e Pedro até ajudam na hora das fotografias. É simplesmente imperdível.  Desta vez o Portal Messejana recebeu amigos e amigas do Maranhão e do Rio Grande do Sul, os quais puderam apreciar todas as belezas dessa região praiana encantadora.  

Para contratar o passeio de jangada você pode procurar na própria praia ou então agendar, pelos telefones: (85) 3363-5113 begin_of_the_skype_highlighting              (85) 3363-5113      end_of_the_skype_highlighting  9101-2806  9156-9342. Diga que quer falar com o Francisco ou com o Pedrinho, das jangadas e acerte um magnífico passeio.

PASSEIOS E PURA DIVERSÃO

É possível conhecer a Lagoa da Almécegas, a 6 km, ou a Lagoa do Jegue, através de passeios de bugre. Existe um pacote para os turistas que inclui a ida de bugre, travessia das Almécegas em Catamarã (um tipo de embarcação) e o retorno em caminhões tipo pau-de-arara, como são conhecidos no Nordeste.
Pode-se optar por pacotes de passeios turísticos, sendo que um deles um dos percursos é feito inicialmente em bugres, com paradas estratégicas para bonitas fotografias, depois uma travessia de barco (catamarã), com pausa para banho na Lagoa das Almécegas e uma refrescante água de côco ou refrigerantes e o retorno em um divertido caminhão pau-de-arara, que possui um “comissário de bordo”, um guia (Júnior) que mostra de forma engraçada os locais, contando piadas e com muito humor. Os participantes de divertem a valer e o passeio é imperdível.
A praia tem uma paisagem de cinema, com suas jangadas, e um povo tranqüilo e feliz. Em meio às dunas, surge um refúgio de água doce. As barracas na beira da lagoa são ideais para quem precisa recuperar as forças, com uma água de coco ou um mergulho. Mas esse nem de longe é o final do passeio. Após uma pausa de trinta minutos, o tempo ideal para aproveitar o espaço, é hora de entrar na chalana. A embarcação atravessa a lagoa de oito metros de profundidade, cercada por uma vegetação sem igual, e chega ao ponto dos bugres.


Lagoinha proporciona um espetáculo grandioso em termo de imagens. Pode-se fotografar de diversos ângulos as vistas do mar, das dunas, dos morros, das falésias, das lagoas, do bonito céu ao pôr-do-sol. Enfim, um panorama repleto de lindas imagens que você não irá esquecer jamais. No Portal Messejana existe um banco de imagens, que está também sendo publicado no Flickr, produzidas por João Ribeiro (um dos diretores do Instituto Portal Messejana, que tem como hobby fotografar), auxiliado pela equipe da Máxi Vídeo Produções, empresa pertencente ao Instituto Portal Messejana.


Lagoinha, em encanto do Ceará

Praia de Uruaú, uma das mais bonitas do litoral leste do Ceará

Praia de Uruaú, uma das mais bonitas e tranqüilas do litoral leste do Ceará



Tranqüilidade e conforto nas praias leste, em Uruaú
 
Vindo de Fortaleza Capital em sentido ao litoral leste pela CE - 040 a 98 km você chegará em Beberibe, um pouco mais a frente chegará a Comunidade de Sucatinga, a beira da CE - 040 encontrará um posto de gasolina no qual deverá entrar em direção a praia , mais 6 km a frente estará em Uruaú. La Chegando procure pelo Loteamento da Marambaia.
 
Localiza-se a 100 km da Capital Fortaleza. Aqui se concentram uma das mais belas paisagens de todo Ceará, um lindo contraste entre o azul do mar, fontes de águas cristalinas, o verde da paisagem e as falésias com suas areias coloridas. O clima é privilegiado, arejado e com temperaturas agradáveis durante todo o ano. O sol, como opção para os que querem aproveitar a praia, e o vento, ideal para quem pratica esportes radicais como Wind surf e kite surf.

Praia do Uruaú
 
Uruaú, também conhecido como Marambaia, é uma das praias do litoral Leste do Ceará que preserva o seu anonimato no meio turístico. Lá você desfruta a tranqüilidade e o aconchego da natureza, pois o Uruaú é uma simples vila de pescadores rodeada de paisagens repleta de dunas e belíssimos coqueirais. É um povoado que começou praticamente com duas famílias, daí o motivo o qual quase todos são parentes. Fica localizado a 100 km de Fortaleza e 20 km da cidade de Beberibe (emancipada politicamente), possui apenas três ruas. O povoado fica margeado pelas dunas e na parte da frente, o mar. Entre essas dunas, existe a lagoa do "Cumbe", batizada pelas pessoas que tinham comerciais imobiliários de Lagoa do Uruaú.
 
A praia do Uruaú é um local ainda de pouca exploração turística. É uma praia plana e de um mar tranqüilo de água com temperatura agradável.

A equipe do Portal Messejana esteve hospedada no "Bruno Marambaia Charme Hotel", onde está situado diretamente sobre a belíssima paisagem da praia chamada Marambaia, que dispõe de acomodações luxuosas em frente ao mar, lugar dedicado a todos que desejam viver a descoberta de um mundo onde corpo, mente, emoções e sentidos ficam sempre em primeiro lugar. Conforto, charme, beleza, bem estar, e ótimos serviços você encontra neste melhor hotel do litoral.

Bruno Marambaia Charme Hotel

As acomodações do Hotel Bruno Marambaia disponibilizam o máximo para o conforto e a satisfação de seus hóspedes. Os turistas se surpreendem com as variedades e qualidade dos pratos regionais. Eles agradam não só aos brasileiros, como também aos estrangeiros que querem experimentar os sabores da cozinha local, que oferece deliciosos pratos típicos cearenses e se destacam por sua variedade. Com uma mistura de ambiente rústico, moderno e aconchegante, eles agradam a todos que buscam através da gastronomia, um momento especial de lazer. Macarrão italiano com vários tipos de molhos, massas feitas à mão, gnocchi, sopas com camarão, lagosta e legumes. Carnes de ótima qualidade, verduras e sobremesas excelentes. Hoje o diferencial na praia de Uruaú é você se deliciar das guloseimas e pratos tradicionais que o hotel oferece.

Mais informações: você pode acessar o site, www.hotelbrunomarambaia.com.br. E se você quiser agendar uma temporada ligue para (85) 3338.9186 / Fax (85) 3338.9159.

Centro de Rendeiras do Iguape, Ceará




 Centro de Rendas do Iguape - Ceará
O Portal Messejana visitou o Centro de Rendeiras do Iguape e mostra várias fotografias dos excelentes trabalhados ali produzidos e comercializados. Na oportunidade as rendeiras ficaram curiosas pelo fato de estarem sendo "fotografadas para a Internet" e mostraram suas habilidades com seus bilros para toda a equipe e para os turistas presentes no local.

Um visual belíssimo, muita arte e criatividade. É o que se pode ver no Centro de Rendeiras Mirian Mota, na praia do Iguape, Ceará, município de Aquiraz. Colorido atraente, dedicação e paciência com os bilros (ferramentas utilizadas para a confecção da renda) é o que se conhece ao visitar esse ponto artesanal, com muita arte em pequenos fios entrelaçados.

Rendeiras do Iguape e da Prainha

Na Prainha e no Iguape, as rendeiras estão organizadas em associações na tentativa de ver seu trabalho chegar mais longe e ganhar mais valor, contribuindo para melhorar o ganho mensal. O Centro das Rendeiras da Prainha tem 43 artesãs. No Iguape, são 54, reunidas no Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota. Mas, há muito mais artesãos espalhadas pelas duas praias.

A venda das peças ainda é feita diante do freguês, embora o apoio oficial venha contribuindo para que as trabalhadoras ganhem os mercados interno e internacional. Mas, o caminho é longo. Ainda são poucas as grandes encomendas de peças. Elas também enfrentam os atravessadores e quem leva os turistas aos pontos de venda. Têm que dar comissão.
 
Na praia do Iguape elas se reúnem no Centro das Rendeiras, erguido à beira-mar. O número de visitante não é o esperado. Falta divulgação. Ali, as rendeiras dão um show de criatividade e cores. Agora, que as férias estão chegando, estamos esperando os visitantes com muita coisa bonita pra mostrar. Os preços variam de R$ 2 até R$ 1.200,00. O Centro fica aberto das 9 às 17 horas, diariamente.

Artesanato cearense

No artesanato do Ceará, a renda alcança sua excelência em pequenos vilarejos praianos, onde há concentração de pescadores, como o município de Aquiraz, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza. O trabalho é daqueles ofícios tradicionais e hereditários, passados de mãe para filha há gerações.

Mulheres trabalham também no centro das rendeiras da Prainha, no município de Aquiraz. São quase todas filhas de pescadores e mães rendeiras. Existe um grupo de 134 mulheres-rendeiras divididas nos dois centros de rendas de Aquiraz: o de Prainha, com 80 artesãs, e o de Iguape, com 54.

O trabalho desenvolvido nos dois pólos rendeiros é bastante similar, o que os distingue é a linha utilizada: mais fina (na Prainha) ou mais grossa, como a de crochê (de Iguape).

Bilro e labirinto

Os nomes dados aos diferentes tipos de renda são definidos de acordo com os instrumentos utilizados para sua confecção; são eles que conferem aos tecidos um ou outro desenho. O bilro é uma pequena haste de madeira, que é acoplada a uma semente de buriti (planta da família das palmeiras) em uma ponta e envolta em linha na outra. A renda é criada com o manusear dos bilros, jogados de um lado para outro pelas mãos ágeis das rendeiras. A renda de bilro é tradicional no município de Aquiraz, no Ceará.

As rendeiras do Iguape

Em Iguape, as rendeiras oferecem também cursos com as técnicas do bilro e de labirinto. Elas são doces e têm mãos de fada. Há quem acredite que sua arte tenha nascido do simples observar do beijo das ondas nas areias. A rendeira teria querido imitar a cena da natureza na textura e desenho de seu trabalho.

Diz o ditado popular que "onde há rede, tem renda". A bem da verdade, a esposa do pescador é, geralmente, uma rendeira e esbanja habilidade nas mãos e criatividade. Ante a vida difícil, a mulher lança mão dessa habilidade para reforçar a renda familiar.

Contam os historiadores que a renda foi trazida para o Brasil pelas mulheres portuguesas, sobretudo as açorianas. O fato é que ganhou seu espaço no Ceará, sobretudo à beira-mar, entre mulheres simples. Na Prainha e na praia do Iguape, em Aquiraz, tornou-se parte do cotidiano e eternizou-se, passando de mãe para filha.

Na visita às rendeiras, o turista se depara com grandes ou pequenas almofadas sempre à frente delas, que lançam um sorriso largo e voltam ao trabalho. A renda é a vida dessas mulheres. Um desenho feito em papel está posto sobre as almofadas, crivado de furos, onde se espetam alfinetes. Com as mãos hábeis, as rendeiras tramam os fios, os alfinetes mudam de posição. A linha é enrolada em bilros de madeira.

Em pouco tempo e após muitos dias remexendo os bilros, dependendo da peça desejada, as rendas se apresentam nas mais variadas formas, algumas mais simples, outras mais elaboradas. Peças para cama, mesa e banho e moda praia são maioria. O turista leva as peças mundo afora. A mulher simples faz sucesso, conquista reconhecimento, mas a vida segue o mesmo ritmo.


Ao retornar para Fortaleza o turista pode desfrutar ainda das famosas tapiocas, no Centro das Tapiocas e do Artesanato localizado em Messejana, na Av. Washington Soares / CE-040. Também chamado de “Shopping das Tapiocas” é conhecido em todo o Brasil e figura como ponto indispensável de visitação e degustação de tapiocas e outros quitutes, além do artesanato cearense. A matéria do Top-100 do Portal Messejana está também em Vídeos neste site e também no Youtube do Portal Messejana.