quarta-feira, 29 de abril de 2015

Redenção, suas belas paisagens e atrativos


Redenção fica perto de Fortaleza. É a primeira cidade que o turista encontra antes de subir o Maciço de Baturité, pela CE-060, estando a apenas cerca de uma hora de viagem, distando 66 quilômetros da capital.

Durante o percurso o turista pode desfrutar de belas paisagens ao seu redor e como para as outras cidades do Maciço a rodovia está bem conservada.

 

Redenção é o seu nome, em homenagem à cidade que serviu de exemplo como primeiro município brasileiro a abolir a escravatura, cindo anos antes da princesa Izabel assinar a Lei Áurea. Nome que lhe foi dada após o famoso gesto, nasceu com o nome de Acarape, hoje ambos são municípios autônomos. Também, conhecida como "Rosal da Liberdade".

A cidade é simples e acolhedora. Sua população já tem quase 25 mil habitantes.

Redenção tem uma área de 240,70 quilômetros quadrados, limitando-se ao norte com Palmácia e Guaiúba, ao sul com Aracoiaba, à leste com Acarape e Barreira e à oeste com Pacoti e Baturité.

Sua data de criação é em 22 de dezembro de 1868, sendo instalada 21 de julho de 1871. A cidade é um desmembramento de Baturité. Os acessos à cidade se dão através das rodovias CE-06, BR-116 e CE- 354. A temperatura de Redenção, comparada às outras cidades do Maciço de Baturité, é elevado, com máxima de 35ºC e mínima de 24ºC, mas a temperatura baixa a medida em que subimos as trilhas da serra.

Atrativos Naturais:

É só chegar em Redenção e olhar as serras que circundam a cidade que já dá vontade de subi-las. As trilhas são cansativas, mas valem a pena. Você vai ter que levar muito líquido, como sucos e água, para se abastecer. Além disso, é recomendado usar um boné se o sol estiver forte, pois como a caminhada não é curta você estará exposto aos raios solares. Bem, estamos falando de Ecoturismo, e já sabemos quais são as regras: usar um tênis e roupas leves também é uma boa pedida.

A escadaria e a Igrejinha

Logo quando você começar a subir a serra você vai se deparar com uma igrejinha que marca o início da trilha. Ao subirmos, estaremos percorrendo um caminho feito por uma via-sacra, que nos levará a um monumento com uma imagem de Nossa Senhora. Dali, é deslumbrante e belíssima a visão que temos de Redenção. É simplesmente lindo. De cima você vai poder ver um panorama belíssimo, incluindo a cidade, o centro e a periferia, além do verde a vegetação local.

Um pouco mais acima temos um cruz, marcado o fim da peregrinação. Ao final encontramos um clima de religiosidade que induz a uma meditação e paz.

O visitante deve avaliar se tem o preparo adequado para a íngreme subida até o topo da escadaria. Muitos enceram a trilha ali mesmo, mas para quem gosta mesmo e aventura ainda tem muito a caminhar. Alguns chegam a subir até uma antena localizada no topo da serra, ponto mais alto. Depois você desce e olha até onde foi parar e não acredita que chegou até lá.

A equipe do Portal fez toda a via-sacra e conseguiu imagens espetaculares, além de ter sentido a magia e o clima de religiosidade e paz que o percurso oferece.

Você pode aproveitar melhor o passeio e curtir também gostosos banhos de cachoeira. As mais conhecidas são a Paracupeba e do Manuel Dias (Sitio João Araújo). Outros atrativos naturais de Redenção são o Açude Acarape do Meio, o Balneário Lajes e o Horto Florestal de Antonio Diogo.

Atrativos Histórico/Culturais:

Logo ao chegar em Redenção nos deparamos com o Monumento da Negra Nua, marcando e lembrando a libertação dos escravos. Bem ao lado vemos a Fazendo da Douradinha, onde podemos ver a Chegando na cidade, fazendo um passeio, podemos encontrar praças representativas, uma delas com um monumentos do Obelisco, a Praça da Liberdade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Paço Municipal, o Museu Memorial da Liberdade, entre outros prédios. Sítios, são muitos, entre os quais temos o Sítio Livramento, onde encontramos uma antiga casa de engenho e senzala, e o Sítio Guassi.

Outra atração cultural de Redenção é a Fazenda Gurguri, não muito distante da sede municipal. A fazendo guarda, intocado, o mobiliário de outrora, paredes com meio metro de largura, capela, troncos de amarrar escravos, engenho de cana, etc. Um verdadeiro resgate a História. Já as principais manifestações e tradições culturais de Redenção temos a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em novembro, o Dia do Município, em 8 de dezembro, a Festa de Santa Rita, em setembro e a Abolição da Escravatura, no dia 25 de março.

O Museu Senzala

Parada obrigatória é no Museu Senzala, que fica na entrada da cidade, à esquerda, para quem vai de Fortaleza. Ali o visitante pode, com a ajuda de bem preparados guias, sentir o pesado clima e atmosfera pela qual os escravos passaram na antiguidade. E conhecer uma senzala de perto, conservada até hoje.
Uma visita cultura e histórica que não se deve perder.

Veja também o Museu Senzala na galeria de fotos.



Nenhum comentário: