terça-feira, 14 de abril de 2015

Projeto Fortaleza 2040 reúne moradores no bairro Messejana


Líderes comunitários, representantes da sociedade civil e a população tiveram a oportunidade de discutir e opinar sobre as necessidades da cidade.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou, na manhã do dia 10 de abril, de reunião do Projeto Fortaleza 2040, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Messejana. Esta foi a última reunião da primeira etapa do projeto.

O momento se configurou como um espaço de desenvolvimento de um plano urbanístico participativo e estratégico para o médio e longo prazo da cidade. Líderes comunitários, representantes da sociedade civil e a população tiveram a oportunidade de discutir e opinar diretamente sobre seus anseios e necessidades. “Esta é uma grande ação de planejamento para o bairro e para a cidade Fortaleza. O Projeto Fortaleza 2040 é pensar junto com a população a cidade”, informou o prefeito Roberto Cláudio.

Presença do Instituto Portal Messejana

A Presidente do Instituto Portal Messejana, Sra. Aliete Lima marcou presença e expôs ao prefeito Roberto Cláudio as necessidades maiores da Grande Messejana. Falou sobre a Campanha “Messejana Pede Socorro”, que foi encampada pelo Portal Messejana, que gerou centenas de visualizações e compartilhamentos da rede social Facebook, do Portal Messejana, inclusive com a necessidade de o Portal Messejana criar um grupo intitulado “Messejana e seus problemas”, do qual participam mais de três mil internautas. E o Prefeito Roberto Cláudio autorizou a marcação de mais um encontro entre o Portal Messejana e a Prefeitura para que sejam formalizadas as demandas da comunidade. Vale destacar que já houve um encontro anterior com o Secretário da Executiva da Regional VI, Renato Lima, oportunidade em que o Portal Messejana apresentou um documento consubstanciado sobre os principais problemas de Messejana. No final desta matéria galeria de fotos produzidas pela equipe do Portal Messejana.

O líder comunitário do bairro Curió Expedito Matos enfatizou a importância do diálogo com a sociedade. “Esse planejamento participativo é muito importante. A Regional VI é composta por 29 bairros, sendo quase 50% do território de Fortaleza. Dessa forma, se mostra essencial o planejamento local, para que todas as comunidades e anseios sejam representados”, afirmou.

“Receber o Fortaleza 2040 na Regional VI é, sobre tudo, perceber a preocupação que esta gestão tem com o futuro de Fortaleza. A cidade cresceu, de certa forma, desordenada. Nós precisamos ordenar o espaço público com um projeto de desenvolvimento social, econômico e urbanístico. A Regional V e a Regional VI são as mais populosas e, naturalmente, têm os maiores problemas. Eventos como esse são importantes para a cidade ser ouvida. Administrar é dialogar e ouvir o cidadão”, disse o secretário da Regional VI, Renato Lima.

O trabalho de diálogo com a população foi realizado por meio de um documento chamado “Iniciando o Diálogo” e faz parte da primeira fase de consultas populares, com o envolvimento de mais de 2.000 pessoas de todos os bairros da cidade. O presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, informou que, a partir de agosto, um segundo momento deverá ser iniciado, em que será apontado o que foi escolhido, por meio de consulta participativa, para a construção de uma cidade mais justa, pacífica e acolhedora. 


Nenhum comentário: