Portal Messejana em ritmo de férias, nas praias da Costa Sol Poente
http://www.portalmessejana.com.br/
PRAIA DA LAGOINHA – PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA.
A equipe do Portal Messejana, em ritmo de muitas aventuras, visitou mais uma vez a Praia da Lagoinha no município de Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Em plena efervescência da alta estação turística, é certamente uma das praias mais bonitas do litoral Costa Sol Poente da região. Praia de beleza rara. Seu formato em meia-lua, que é o cartão postal da praia, atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro. Seus coqueiros, bicas e densa vegetação completam a beleza. A equipe produziu muitas fotografias e filmes para as dicas de turismo para quem quer viajar e desfrutar cada momento em diversos ambientes locais.
A Praia da Lagoinha em si é linda e oferece sem dúvida uma diversidade de passeios disponíveis para sua temporada de férias. A nova praça principal da Lagoinha em torno da minúscula capela católica está de cara nova e transformou-se em aprazível ponto de encontro de todas as tribos que visitam a praia.
Para se hospedar procure o Vivamar Hotel, que lhe oferecerá todo o conforto e bom atendimento, com suas excelentes acomodações, piscinas e estacionamento. Os gerentes Sílvio e Alex são muito atenciosos e todo o pessoal é muito bem preparado para recepcionar os visitantes. Na alta estação é importante fazer suas reservas com antecedência.
O KITESURF NA LAGOINHA
Quem disse que na praia não se pode praticar um esporte com muita emoção, adrenalina e tranquilidade também? Caso você goste mesmo de voar e de surfar procure o Michel e aprenda a utilizar o Kitesurf. Ele garante que com 10 horas de aula capacita um aprendiz a pegar suas primeira ondas ao vento forte que sopra na localidade.
PASSEIO DE BUGGY – BUGUEIRO “SHOW”
Show é o bugueiro e guia turístico mais popular da praia da Lagoinha. Não tem quem não conheça essa figura tão simpática e acolhedora. Nos vídeos que fizeram parte da reportagem o Show participou das entrevistas e está se revelando agora também como repórter. Já pensou?
A equipe do Portal teve o prazer de mais uma vez fazer um roteiro turístico com o "Show". Desta vez com saída da Lagoinha até a praia de Mundaú no distrito de Trairi. Durante o trajeto muita aventura, descida de buggy pelas dunas (algumas muito altas e com emoção), travessia da Barra do Trairi com uma balsa e direito a apreciar um visual belíssimo das bonitas praias.
Com um cenário encantador passamos pela praia de Guajeru, uma praia que hoje é destinada a pesca e que possui um cenário muito bonito, próxima a praia de Flecheiras.
PRAIA DE FLECHEIRAS
Uma parada obrigatória é a Praia de Flecheiras. Pela orla levam-se mais ou menos 40 minutos. Mas fica a 148 km a oeste de Fortaleza e a 12 km do Município do Trairi. Por trás de muitos coqueirais, estende-se a tranqüila praia. Uma aldeia de pescadores, dona de um mar calmo e de uma das paisagens mais exuberantes do Ceará. Praia ideal para descansar ou curtir passeios de buggy e esportes como o sandboard, ou como muitos chamam apenas de "skibunda". Por trás de muitos coqueirais, estende-se a tranqüila praia do município de Trairi.
O nome "Flecheiras" vem do antigo costume dos índios que habitavam a região, que pescavam nas águas claras e mansas com arco e flecha.
Os turistas podem conhecer a pesca artesanal praticada nos currais de peixes. Esta modalidade pesqueira consiste em capturar os peixes em redes com a variação das marés. Também os arrecifes de corais, que durante a maré baixa você pode ter o contato direto com variados tipos de corais. Na localidade existem lagos azuis por entre as dunas e outros atrativos naturais que merecem ser contemplados.
Os turistas encontram meios de hospedagem de ótima qualidade e restaurantes que servem o que há de melhor da culinária típica de praia, com fartura de peixes, mariscos e crustáceos.
RESTAURANTE CARAVELA
A equipe do Portal, aconselhada pelo "Show", teve o prazer de conhecer um dos mais conhecidos restaurante à beira da praia, em Flecheiras. Com atendimento especial e uma culinária diversificada, podemos conferir e deliciar o prato típico da casa, o “Trio Delícia”. Uma opção de lagosta, camarão e peixe. Tempero incomparável, acompanhado com banana, queijo, molho branco e arroz.
Em Flecheiras a emoção também tem espaço garantido. O Sandboard é um dos esportes de aventura praticados nas dunas. Ele consiste em "surfar" as mais altas dunas com pequenas pranchas de madeira, mas pelos nativos como “Skibunda”. Você pode descer em pé ou sentado, depende de sua disposição e coragem.
PRAIA DE MUNDAÚ
Ao chegar a Mundaú presencia-se um verdadeiro paraíso entre as dunas. O nome significa "Lagoa Grande" na linguagem indígena. A equipe do Portal foi fotografando e filmando cada momento de beleza que essa praia oferecia. A praia está distante 150 Km de Fortaleza, e a 20 Km de Trairi, no Litoral Oeste do Ceará. O encontro das águas do rio Mundaú com o oceano Atlântico apresenta um harmonioso cenário da natureza.
É uma península abrigada por rochedos. Com água doce de um riacho que abastece a vila, e ótima para o pratica de mergulho livre e banho. Ninguém passa por aquele paraíso de águas doce sem tomar aquele mergulho. Mundaú é considerado um dos paraísos perdidos do Ceará. Possui encantos e belezas naturais, como os recifes que abrigam sua calma península de águas mornas, o rio Mundaú, manguezais, lagoas de águas cristalinas, lindas dunas de areias claras e sua peculiar hospitalidade, o que lhe proporciona um enorme potencial em termos de atrativos turísticos.
Muitas fotos foram registradas, e filmes que vocês poderão acessar neste site e também no Canal do Portal Messejana no Youtube. Procure no Youtube ou no Google por "portal messejana" para receber muitas indicações de matérias e vídeos.
O bugueiro “SHOW” retornou pela famosa Lagoa das Almécegas na praia da Lagoinha. No bonito local ficamos na Reserva Pedrinhas. Um restaurante à beira da lagoa, aonde o turista que chega à Lagoinha tem duas opções: fazer o passeio de buggy pela praia até a Lagoa, atravessá-la de Catamarã, curtir o banho na lagoa em águas cristalinas e apreciar a culinária do Restaurante da Reserva Pedrinhas. E a volta fazer em um caminhão tipo “Pau de Arara”, um transporte nordestino, com direito ao acompanhamento de um guia, que vem contando piadas e divertindo todo o pessoal durante o percurso. Há empresas de turismo que oferecem também um passeio de "Jardineira", embutido no pacote. A segunda opção é o inverso: seguir para o Restaurante por terra e retornar pela praia.
RESERVA PEDRINHAS – LAGOA DAS ALMÉCEGAS.
O restaurante é uma verdadeira maravilha, um paraíso entre a mata e águas doces. Além de passeios ecológicos nas trilhas da reserva, também oferece um cardápio bem sugestivo. A equipe conferiu e registrou todos os pedidos interessantes dos pratos oferecidos.
- Para quem tem pressa, come na brasa: grelhados.
- Para quem tem tempo, cuida do corpo e da mente: tira-gostos.
- Espere e verá que o sertão vai virar mar: cardápio caipira.
- Tanto aquece como esfria, mas sempre traz alegria: bebidas.
- Para quem encontra o Botão "OFF" da mente, relaxa tranquilamente às margens da Lagoa das Almécegas.
Um dos mestres que fazem a travessia da Lagoa com o catamarã é o Luiz, que proporcionou uma vista panorâmica para a Equipe do Portal Messejana filmar e fotografar toda a paisagem e os detalhes do passeio.
O Instituto Portal Messejana é uma organização não governamental, constituída sob a forma de associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza, Ceará. O Portal Messejana há mais de cinco anos integra a comunidade de Messejana e proporciona um conteúdo selecionado aos internautas em geral, nos mais diferentes aspectos, com ênfase para os pontos turísticos de Messejana, de Fortaleza e de todo o Ceará. contato@portalmessejana.com.br
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Icapuí - Ceará - Ação de Turismo Sustentável do Portal Messejana
Turismo Sustentável em Icapuí. Ação do Instituto Portal Messejana
A AÇÃO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA
A equipe do Instituto Portal Messejana esteve nos dias, 12, 13, 14, 18 e 19 de setembro em Icapuí, Ceará, para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a preservação ambiental nas praias da região. A ação foi denominada "Turismo Sustentável e Cidadania" em Icapuí – Ceará, com o patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil). O município de Icapuí foi escolhido para o início das ações do Portal Messejana em virtude de suas belezas naturais e de suas praias magníficas e ainda preservadas.
ICAPUÍ E SUAS PRAIAS
Dentre os locais visitados pela equipe do Instituto Portal Messejana estão as praias da Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia da Peroba e Barreiras.
O MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
Icapuí localiza-se a 190 km de Fortaleza e 60 km de Mossoró. Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Com praias calmas de ondas brandas, com diversidades de praias com: falésias, pedras dentro do mar formando piscinas naturais. Tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.
Na beira da praia, barracas e restaurantes oferecem o que tem de melhor em pratos regionais com lagostas, peixes e camarão. Com falésias e dunas coloridas, que proporcionam uma vista, a 80 metros de altura, considerada uma “obra da natureza”.
À noite, após os passeios pelas praias locais, não deixe de visitar o Centro de Icapuí, onde você poderá comer uma boa pizza, tomar sorvete e relaxar de toda a movimentação, apreciando a natureza e os atrativos do local.
O PROJETO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA
Na primeira etapa do projeto houve a convocação de representantes de entidades locais, pelo Portal Messejana, para um encontro no Centro de Informações Turísticas. Esta reunião envolveu presidentes de Associações ligadas ao turismo sustentável e representantes da Secretaria de Turismo de Icapuí, com a presença da Secretária de Turismo Fátima Lacerda e da assessora Fernanda Lima, além de outros funcionários daquela pasta e das outras lideranças. Este encontro teve por finalidade básica o reconhecimento das pessoas e entidades locais que trabalham com o Turismo e a identificação dos principais problemas da área relacionados ao assunto.
Reunidos no Centro de Informações Turísticas, que fica localizado na entrada do município de Icapuí, houve a distribuição de camisas e de "folders" alusivos ao evento, com informações sobre o Turismo Sustentável para a comunidade e para os visitantes, além da fixação de um "banner" no local.
ENTREVISTAS E VÍDEOS REALIZADOS PELO PORTAL MESSEJANA
A equipe do Portal Messejana realizou várias entrevistas com lideranças e autoridades locais, sempre abordando a importância de desenvolvimento de projetos para um Turismo Sustentável em toda a área. A Secretária de Turismo de Icapuí destacou a importância da ação executada pelo Instituto Portal Messejana e expressou o posicionamento da secretaria de turismo, de como é importante a conscientização de preservar aquela área, que hoje é considerada um dos cartões postais do Ceará. Os vídeos produzidos serão expostos no Canal Youtube do Portal Messejana e no próprio sítio.
Em seguida foram apresentadas peças do artesanato local pelo artesão José Rebouças “Dedé”, uma referência em Icapuí pelo seu artesanato e como artista, que interpreta algumas obras do poeta Patativa do Assaré. Também há um depoimento de uma turista de Brasília, Talita, que estava entusiasmada e radiante pela beleza das praias de Icapuí. Segundo ela "como é positivo conscientizar toda a população sobre a preservação daquelas áreas, enquanto ainda não são degradadas", destacando assim a ação de turismo desenvolvida pelo Portal Messejana.
O Centro de Informações Turísticas é coordenado por dois funcionários da Secretaria de Turismo, Douglas e Obidúlia, que expõem o artesanato da região e fornecem todas as informações precisas aos turistas nos finais de semana.
RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO DA ÁREA
Em seguida a equipe fez um reconhecimento de toda a área. Foram fotografadas as belíssimas praias e feitas reportagens com as comunidades que recebem diariamente os turistas e enfrentam os problemas da má conservação nas áreas de preservação ambiental (Galerias de fotos no final da matéria).
Durante o trajeto foi feita uma entrevista com Otoniel Crispin, Presidente da Associação de Turismo Meio Ambiente e Cultura - ASTUMAC e o coordenador Eliabe Crispim, que mostraram as áreas críticas de degradação, e juntamente com os membros da entidade, falaram da grande importância desse trabalho para a toda a comunidade de Icapuí.
A equipe do Portal Messejana ainda fez contato com os pescadores de lagosta das praias da Redonda e Ponta Grossa. Todos têm a preocupação de preservar toda aquela área, pois as praias por si já possuem uma degradação no que diz respeito à sujeira que o mar devolve para a praia, parte de sacos plásticos e outros materiais poluidores e que trazem a degradação do meio ambiente.
Mutirão
Como diz o Sr. Francisco Chagas da Silva, o pescador mais antigo da região, hoje eles são mais de 500 pescadores de lagosta, e se todos fizessem a sua parte em preservar sua área, o ambiente era outro. Existe entre eles uma organização das famílias de pescadores que duas vezes por mês fazem a limpeza na beira da praia, em regime de mutirão. Mesmo passando por grandes dificuldades na pesca, que é o único sustento da família, estão sempre preocupados com a preservação do meio ambiente.
Na segunda etapa desta ação, a equipe do Portal Messejana percorreu toda a orla das praias para visitar as pousadas e barracas de praia e fazer uma apresentação deste movimento de cidadania, em conscientizar também o turista que frequentemente visita e faz parte desse trabalho de preservação em conjunto com a comunidade, deixando centenas de “folders” para que sejam entregues para todo turista que visitar aquelas praias e camisas para o pessoal das barracas com o "slogan" do projeto.
A primeira foi a "Pousada e barraca Canaã”, que fica na praia da Ponta Grossa, muito atrativa pelo seu cardápio à base da lagosta e o peixe fresquinho, e foi onde toda a equipe se hospedou durante o período. Outra barraca muito freqüentada é a “Barraca Pantanal,” que além dos visitantes locais, sempre recebe muitos turistas de outras praias com expedições de bulgueiros, onde a conscientização deve ser sempre mais intensa e a entrega do folder vai ser bem significativa.
Na divisa das praias Redonda e Peroba, onde fica a rota das falésias, fica uma das mais solicitadas pousadas “Oh! Linda”. Um cenário de sítio, natureza e mar. Muito procurada pelos turistas, pelos seus atrativos de ambientes, mirantes e trilhas ecológicas. A equipe fez uma conscientização com os funcionários de como disseminar as ideias e a mentalidade de preservação ambiental e deixou farto material para ser distribuído para os visitantes, já que a pousada oferece muitas opções para o turismo nas praias.
Essa ação de conscientização foi estendida por todas as barracas das praias da Redonda, por ser a mais freqüentada pela comunidade e turistas. Além das praias, a equipe visitou outros centros de artesanatos, entre eles o espaço “Camará”, na praia de Peroba. Uma área bem distribuída e que oferece atrativos com o artesanato, Internet e arquitetura. Paula Regina recepcionista do espaço Camará, foi muito simpática e receptiva em seu atendimento.
Problemas enfrentados pela comunidade local
Destacam-se como mais citados, a falta de recursos destinados ao município e entidades locais para a preservação de um turismo sustentável; e ainda a falta de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável para a região, que possui atrativos belíssimos e um potencial imenso para o turismo.
As dificuldades nas comunicações
É importante mencionar a dificuldade nas comunicações via telefone, que sem dúvida também é um fator prejudicial para toda a região, tendo em vista que apenas uma operadora tem alcance nas áreas e de forma precária. Assim, a Internet, os contatos telefônicos com hotéis e pousadas, com associações ligadas ao turismo e com pessoas da comunidade são muito difíceis. Urge, portanto uma providência por parte dos setores responsáveis para que se corrija esta demanda no sentido de que o turismo possa se desenvolver com maior facilidade em Icapuí. E às operadoras um maior investimento na região, no sentido de torná-la ligada ao mundo moderno, haja vista as condições de tecnologia hoje utilizadas.
Observa-se por último, nas localidades visitadas, um crescimento físico desorganizado, sem planejamento, o que o futuro, certamente trará problemas maiores para a população local e futuras administrações municipais.
A CONTINUIDADE DO PROJETO
O Projeto Turismo Sustentável e Cidadania em Icapuí deverá ter continuidade. A equipe do Portal Messejana agradece o apoio e incentivo por parte das lideranças locais, da Secretaria de Turismo e a comunidade do município, bem como a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso desse empreendimento. E ressalta o patrocínio do BNB como fator essencial para a realização desta empreitada.
Clique aqui para ver a matéria anterior "Icapuí e suas praias belíssimas
A AÇÃO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA
A equipe do Instituto Portal Messejana esteve nos dias, 12, 13, 14, 18 e 19 de setembro em Icapuí, Ceará, para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a preservação ambiental nas praias da região. A ação foi denominada "Turismo Sustentável e Cidadania" em Icapuí – Ceará, com o patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil). O município de Icapuí foi escolhido para o início das ações do Portal Messejana em virtude de suas belezas naturais e de suas praias magníficas e ainda preservadas.
ICAPUÍ E SUAS PRAIAS
Dentre os locais visitados pela equipe do Instituto Portal Messejana estão as praias da Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia da Peroba e Barreiras.
O MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
Icapuí localiza-se a 190 km de Fortaleza e 60 km de Mossoró. Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Com praias calmas de ondas brandas, com diversidades de praias com: falésias, pedras dentro do mar formando piscinas naturais. Tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.
Na beira da praia, barracas e restaurantes oferecem o que tem de melhor em pratos regionais com lagostas, peixes e camarão. Com falésias e dunas coloridas, que proporcionam uma vista, a 80 metros de altura, considerada uma “obra da natureza”.
À noite, após os passeios pelas praias locais, não deixe de visitar o Centro de Icapuí, onde você poderá comer uma boa pizza, tomar sorvete e relaxar de toda a movimentação, apreciando a natureza e os atrativos do local.
O PROJETO DE TURISMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA
Na primeira etapa do projeto houve a convocação de representantes de entidades locais, pelo Portal Messejana, para um encontro no Centro de Informações Turísticas. Esta reunião envolveu presidentes de Associações ligadas ao turismo sustentável e representantes da Secretaria de Turismo de Icapuí, com a presença da Secretária de Turismo Fátima Lacerda e da assessora Fernanda Lima, além de outros funcionários daquela pasta e das outras lideranças. Este encontro teve por finalidade básica o reconhecimento das pessoas e entidades locais que trabalham com o Turismo e a identificação dos principais problemas da área relacionados ao assunto.
Reunidos no Centro de Informações Turísticas, que fica localizado na entrada do município de Icapuí, houve a distribuição de camisas e de "folders" alusivos ao evento, com informações sobre o Turismo Sustentável para a comunidade e para os visitantes, além da fixação de um "banner" no local.
ENTREVISTAS E VÍDEOS REALIZADOS PELO PORTAL MESSEJANA
A equipe do Portal Messejana realizou várias entrevistas com lideranças e autoridades locais, sempre abordando a importância de desenvolvimento de projetos para um Turismo Sustentável em toda a área. A Secretária de Turismo de Icapuí destacou a importância da ação executada pelo Instituto Portal Messejana e expressou o posicionamento da secretaria de turismo, de como é importante a conscientização de preservar aquela área, que hoje é considerada um dos cartões postais do Ceará. Os vídeos produzidos serão expostos no Canal Youtube do Portal Messejana e no próprio sítio.
Em seguida foram apresentadas peças do artesanato local pelo artesão José Rebouças “Dedé”, uma referência em Icapuí pelo seu artesanato e como artista, que interpreta algumas obras do poeta Patativa do Assaré. Também há um depoimento de uma turista de Brasília, Talita, que estava entusiasmada e radiante pela beleza das praias de Icapuí. Segundo ela "como é positivo conscientizar toda a população sobre a preservação daquelas áreas, enquanto ainda não são degradadas", destacando assim a ação de turismo desenvolvida pelo Portal Messejana.
O Centro de Informações Turísticas é coordenado por dois funcionários da Secretaria de Turismo, Douglas e Obidúlia, que expõem o artesanato da região e fornecem todas as informações precisas aos turistas nos finais de semana.
RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO DA ÁREA
Em seguida a equipe fez um reconhecimento de toda a área. Foram fotografadas as belíssimas praias e feitas reportagens com as comunidades que recebem diariamente os turistas e enfrentam os problemas da má conservação nas áreas de preservação ambiental (Galerias de fotos no final da matéria).
Durante o trajeto foi feita uma entrevista com Otoniel Crispin, Presidente da Associação de Turismo Meio Ambiente e Cultura - ASTUMAC e o coordenador Eliabe Crispim, que mostraram as áreas críticas de degradação, e juntamente com os membros da entidade, falaram da grande importância desse trabalho para a toda a comunidade de Icapuí.
A equipe do Portal Messejana ainda fez contato com os pescadores de lagosta das praias da Redonda e Ponta Grossa. Todos têm a preocupação de preservar toda aquela área, pois as praias por si já possuem uma degradação no que diz respeito à sujeira que o mar devolve para a praia, parte de sacos plásticos e outros materiais poluidores e que trazem a degradação do meio ambiente.
Mutirão
Como diz o Sr. Francisco Chagas da Silva, o pescador mais antigo da região, hoje eles são mais de 500 pescadores de lagosta, e se todos fizessem a sua parte em preservar sua área, o ambiente era outro. Existe entre eles uma organização das famílias de pescadores que duas vezes por mês fazem a limpeza na beira da praia, em regime de mutirão. Mesmo passando por grandes dificuldades na pesca, que é o único sustento da família, estão sempre preocupados com a preservação do meio ambiente.
Na segunda etapa desta ação, a equipe do Portal Messejana percorreu toda a orla das praias para visitar as pousadas e barracas de praia e fazer uma apresentação deste movimento de cidadania, em conscientizar também o turista que frequentemente visita e faz parte desse trabalho de preservação em conjunto com a comunidade, deixando centenas de “folders” para que sejam entregues para todo turista que visitar aquelas praias e camisas para o pessoal das barracas com o "slogan" do projeto.
A primeira foi a "Pousada e barraca Canaã”, que fica na praia da Ponta Grossa, muito atrativa pelo seu cardápio à base da lagosta e o peixe fresquinho, e foi onde toda a equipe se hospedou durante o período. Outra barraca muito freqüentada é a “Barraca Pantanal,” que além dos visitantes locais, sempre recebe muitos turistas de outras praias com expedições de bulgueiros, onde a conscientização deve ser sempre mais intensa e a entrega do folder vai ser bem significativa.
Na divisa das praias Redonda e Peroba, onde fica a rota das falésias, fica uma das mais solicitadas pousadas “Oh! Linda”. Um cenário de sítio, natureza e mar. Muito procurada pelos turistas, pelos seus atrativos de ambientes, mirantes e trilhas ecológicas. A equipe fez uma conscientização com os funcionários de como disseminar as ideias e a mentalidade de preservação ambiental e deixou farto material para ser distribuído para os visitantes, já que a pousada oferece muitas opções para o turismo nas praias.
Essa ação de conscientização foi estendida por todas as barracas das praias da Redonda, por ser a mais freqüentada pela comunidade e turistas. Além das praias, a equipe visitou outros centros de artesanatos, entre eles o espaço “Camará”, na praia de Peroba. Uma área bem distribuída e que oferece atrativos com o artesanato, Internet e arquitetura. Paula Regina recepcionista do espaço Camará, foi muito simpática e receptiva em seu atendimento.
Problemas enfrentados pela comunidade local
Destacam-se como mais citados, a falta de recursos destinados ao município e entidades locais para a preservação de um turismo sustentável; e ainda a falta de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável para a região, que possui atrativos belíssimos e um potencial imenso para o turismo.
As dificuldades nas comunicações
É importante mencionar a dificuldade nas comunicações via telefone, que sem dúvida também é um fator prejudicial para toda a região, tendo em vista que apenas uma operadora tem alcance nas áreas e de forma precária. Assim, a Internet, os contatos telefônicos com hotéis e pousadas, com associações ligadas ao turismo e com pessoas da comunidade são muito difíceis. Urge, portanto uma providência por parte dos setores responsáveis para que se corrija esta demanda no sentido de que o turismo possa se desenvolver com maior facilidade em Icapuí. E às operadoras um maior investimento na região, no sentido de torná-la ligada ao mundo moderno, haja vista as condições de tecnologia hoje utilizadas.
Observa-se por último, nas localidades visitadas, um crescimento físico desorganizado, sem planejamento, o que o futuro, certamente trará problemas maiores para a população local e futuras administrações municipais.
A CONTINUIDADE DO PROJETO
O Projeto Turismo Sustentável e Cidadania em Icapuí deverá ter continuidade. A equipe do Portal Messejana agradece o apoio e incentivo por parte das lideranças locais, da Secretaria de Turismo e a comunidade do município, bem como a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso desse empreendimento. E ressalta o patrocínio do BNB como fator essencial para a realização desta empreitada.
Clique aqui para ver a matéria anterior "Icapuí e suas praias belíssimas
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Lembranças de Messejana
Lembranças de Messejana
Os mais vividos moradores de Messejana lembram que o dia 08 de dezembro era conhecido como o dia de festas, isso outrora, nos anos 60. A Procissão, o Parque de Diversão, os Bingos, Jogos do Preá do Reino, todo era fantástico, com poucos carros, as pessoas vinham caminhando de vários lugares, Lagoa Redonda, Paupina, Pedra, Coaçu, Mangabeiras etc.
A festa ia até mais de meia noite, nessa época, surgia em Messejana, o lendário Conjunto Musical "Big Brasa", tenho muitas saudades dessa época de ouro, as crianças brincavam, os adolescentes paqueravam e os mais velhos faziam seus rituais religiosos, tudo em homenagem a Padroeira de Messejana, Nossa Senhora da Conceição.
Em 1966 chegamos a receber a visita do então Presidente da República (inauguração da caixa d'água). Eu estudava no José de Alencar e tinha vontade de estudar no José Barcelos. Políticos mais famosos, Ernesto Gurgel, Café Filho, Paulo Benevides e o lendário José Barros de Alencar, o saudoso e grande Sr. Jader comandava o fabuloso Salgado da Gama e os Srs. Tenente Valter, João Almeida e Paulinho Benevides comandavam o (MEC) Messejana Esporte Clube. A rivalidade era inevitável, mais a violência quase não existia.
O bairro era arborizado e a Lagoa era limpa e sem poluição. Que saudade dessa época, agora cabe aos atuais moradores lutarem para que nosso bairro seja aconchegante e fraterno, como sempre foi. Quando perguntam onde nasci, nunca falo que foi em Fortaleza, porque eu tenho orgulho de ser filho de Messejana, nasci na Rua Antonio Bento, quando lá existia o antigo Matadouro, a minha santa parteira foi a Mãe Bel, nasci em casa, sou messejanense da gema, na praça da matriz tinha a URJA, e ao lado, o deposito de material de Construção do Sr. Jader, na esquina da antiga BR-116.
Tínhamos o bar do Jaime Câncio, e o Armarinho da Francisquinha. Do outro lado da praça a loja de tecido do seu Oriá. Na praça do mercado tinha a loja do seu Alfredinho, lá tinha tudo, era só pedir. O tempo não volta, mas muita coisa ainda pode ser feita pelo nosso bairro. Messejanenses de agora, lutar em prol do nosso Bairro vale a pena.
Nazareno José dos Santos
Publicado no Portal Messejana
Os mais vividos moradores de Messejana lembram que o dia 08 de dezembro era conhecido como o dia de festas, isso outrora, nos anos 60. A Procissão, o Parque de Diversão, os Bingos, Jogos do Preá do Reino, todo era fantástico, com poucos carros, as pessoas vinham caminhando de vários lugares, Lagoa Redonda, Paupina, Pedra, Coaçu, Mangabeiras etc.
A festa ia até mais de meia noite, nessa época, surgia em Messejana, o lendário Conjunto Musical "Big Brasa", tenho muitas saudades dessa época de ouro, as crianças brincavam, os adolescentes paqueravam e os mais velhos faziam seus rituais religiosos, tudo em homenagem a Padroeira de Messejana, Nossa Senhora da Conceição.
Em 1966 chegamos a receber a visita do então Presidente da República (inauguração da caixa d'água). Eu estudava no José de Alencar e tinha vontade de estudar no José Barcelos. Políticos mais famosos, Ernesto Gurgel, Café Filho, Paulo Benevides e o lendário José Barros de Alencar, o saudoso e grande Sr. Jader comandava o fabuloso Salgado da Gama e os Srs. Tenente Valter, João Almeida e Paulinho Benevides comandavam o (MEC) Messejana Esporte Clube. A rivalidade era inevitável, mais a violência quase não existia.
O bairro era arborizado e a Lagoa era limpa e sem poluição. Que saudade dessa época, agora cabe aos atuais moradores lutarem para que nosso bairro seja aconchegante e fraterno, como sempre foi. Quando perguntam onde nasci, nunca falo que foi em Fortaleza, porque eu tenho orgulho de ser filho de Messejana, nasci na Rua Antonio Bento, quando lá existia o antigo Matadouro, a minha santa parteira foi a Mãe Bel, nasci em casa, sou messejanense da gema, na praça da matriz tinha a URJA, e ao lado, o deposito de material de Construção do Sr. Jader, na esquina da antiga BR-116.
Tínhamos o bar do Jaime Câncio, e o Armarinho da Francisquinha. Do outro lado da praça a loja de tecido do seu Oriá. Na praça do mercado tinha a loja do seu Alfredinho, lá tinha tudo, era só pedir. O tempo não volta, mas muita coisa ainda pode ser feita pelo nosso bairro. Messejanenses de agora, lutar em prol do nosso Bairro vale a pena.
Nazareno José dos Santos
Publicado no Portal Messejana
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Instituto Portal Messejana
INSTITUTO PORTAL MESSEJANA
O Instituto Portal Messejana é uma organização nao governamental, constituída sob a forma de associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos, com sede em Messejana, Fortaleza, Ceará. O Portal Messejana há mais de cinco anos integra a comunidade de Messejana e proporciona um conteúdo selecionado aos internautas em geral, nos mais diferentes aspectos, com ênfase para os pontos turísticos de Messejana, de Fortaleza e de todo o Ceará.
Em sua estrutura o Portal Messejana disponibiliza um Menu de opções variado, como: Histórico de Messejana, Personalidades, destaques e reportagens diversas sobre Messejana e variados temas de interesse atual, Cobertura de Eventos, Informática, Dicas, Artigos, Esportes, Cultura, Humor, Saúde, Religião, Guia Comercial, Classificados e "links" (chamadas) para os sítios de maior procura dos usuários em geral.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DE MESSEJANA
Em sua seção História o Portal traz as origens de Messejana, curiosidades e outros fatos interessantes, inclusive de Fortaleza. Apresenta as Personalidades e os destaques locais e também artistas cearenses, trazendo assim o enfoque cultural de que nossa sociedade tanto precisa manter.
Atualmente pode se afirmar, com toda a modéstia, que é o Portal Messejana o maior núcleo de informações sobre Messejana conhecido e disponibilizado através da Internet, um meio de comunicação moderno, ágil e revolucionário. Além disso possui colaboradores e amigos que contribuem com material de conteúdo importante para todas as faixas etárias, com ênfase para os estudantes.
O ASPECTO SOCIAL E COMUNITÁRIO DO PORTAL MESSEJANA
O Portal Messejana oferece espaços para os órgãos públicos, como a Secretaria Regional VI, Escolas da Grande Messejana, Igreja, dentre outros de caráter social como o Rotary Clube. Algumas emissoras de televisão locais, por ocasião de programas e reportagens em Messejana, contaram com a participação especial e ajuda da equipe do Portal Messejana, a exemplo da TV Jangadeiro e TV Diário.
A ÁREA DE TURISMO
O Portal Messejana enfoca o Turismo, com dedicação e muito esforço de sua equipe técnica de trabalho, com viagens a pontos turísticos de Fortaleza e do Ceará (praias, serras, dentre outros), visando bem informar a todos aquele que o visitam. Recebe centenas de acessos e incontáveis e-mails por mês, através de seus canais Fale Conosco e e-mail principal, além de um Mural de Recados. No Menu Turismo do Portal consta um editorial, onde é apresentada a proposta do sítio e os atrativos turísticos cearenses, de sua capital, Fortaleza e de suas cidades interioranas, inclusive praias e serras. Assim produz frequentemente reportagens, apresenta dicas de viagem, roteiros e diversas galerias de fotos dos principais pontos de atração do Estado, dentre eles os situados nas praias e também nas Serras de Ibiapaba e Maciço de Baturité.
A ADMINISTRAÇÃO DO PORTAL MESSEJANA
O sítio Portal Messejana é mantido e administrado pelo INSTITUTO PORTAL MESSEJANA, entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivos preservar os aspectos históricos, culturais e sociais de Messejana, Fortaleza e do Ceará, bem como difundir o turismo de toda a região cearense para o Brasil e para o mundo.
Secretaria do Instituto Portal Messejana
Telefone: (85) 3274-2604
Email: contato@portalmessejana.com.br
O Instituto Portal Messejana é uma organização nao governamental, constituída sob a forma de associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos, com sede em Messejana, Fortaleza, Ceará. O Portal Messejana há mais de cinco anos integra a comunidade de Messejana e proporciona um conteúdo selecionado aos internautas em geral, nos mais diferentes aspectos, com ênfase para os pontos turísticos de Messejana, de Fortaleza e de todo o Ceará.
Em sua estrutura o Portal Messejana disponibiliza um Menu de opções variado, como: Histórico de Messejana, Personalidades, destaques e reportagens diversas sobre Messejana e variados temas de interesse atual, Cobertura de Eventos, Informática, Dicas, Artigos, Esportes, Cultura, Humor, Saúde, Religião, Guia Comercial, Classificados e "links" (chamadas) para os sítios de maior procura dos usuários em geral.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DE MESSEJANA
Em sua seção História o Portal traz as origens de Messejana, curiosidades e outros fatos interessantes, inclusive de Fortaleza. Apresenta as Personalidades e os destaques locais e também artistas cearenses, trazendo assim o enfoque cultural de que nossa sociedade tanto precisa manter.
Atualmente pode se afirmar, com toda a modéstia, que é o Portal Messejana o maior núcleo de informações sobre Messejana conhecido e disponibilizado através da Internet, um meio de comunicação moderno, ágil e revolucionário. Além disso possui colaboradores e amigos que contribuem com material de conteúdo importante para todas as faixas etárias, com ênfase para os estudantes.
O ASPECTO SOCIAL E COMUNITÁRIO DO PORTAL MESSEJANA
O Portal Messejana oferece espaços para os órgãos públicos, como a Secretaria Regional VI, Escolas da Grande Messejana, Igreja, dentre outros de caráter social como o Rotary Clube. Algumas emissoras de televisão locais, por ocasião de programas e reportagens em Messejana, contaram com a participação especial e ajuda da equipe do Portal Messejana, a exemplo da TV Jangadeiro e TV Diário.
A ÁREA DE TURISMO
O Portal Messejana enfoca o Turismo, com dedicação e muito esforço de sua equipe técnica de trabalho, com viagens a pontos turísticos de Fortaleza e do Ceará (praias, serras, dentre outros), visando bem informar a todos aquele que o visitam. Recebe centenas de acessos e incontáveis e-mails por mês, através de seus canais Fale Conosco e e-mail principal, além de um Mural de Recados. No Menu Turismo do Portal consta um editorial, onde é apresentada a proposta do sítio e os atrativos turísticos cearenses, de sua capital, Fortaleza e de suas cidades interioranas, inclusive praias e serras. Assim produz frequentemente reportagens, apresenta dicas de viagem, roteiros e diversas galerias de fotos dos principais pontos de atração do Estado, dentre eles os situados nas praias e também nas Serras de Ibiapaba e Maciço de Baturité.
A ADMINISTRAÇÃO DO PORTAL MESSEJANA
O sítio Portal Messejana é mantido e administrado pelo INSTITUTO PORTAL MESSEJANA, entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivos preservar os aspectos históricos, culturais e sociais de Messejana, Fortaleza e do Ceará, bem como difundir o turismo de toda a região cearense para o Brasil e para o mundo.
Secretaria do Instituto Portal Messejana
Telefone: (85) 3274-2604
Email: contato@portalmessejana.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)