segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lembranças de Messejana

Lembranças de Messejana


Os mais vividos moradores de Messejana lembram que o dia 08 de dezembro era conhecido como o dia de festas, isso outrora, nos anos 60. A Procissão, o Parque de Diversão, os Bingos, Jogos do Preá do Reino, todo era fantástico, com poucos carros, as pessoas vinham caminhando de vários lugares, Lagoa Redonda, Paupina, Pedra, Coaçu, Mangabeiras etc.

A festa ia até mais de meia noite, nessa época, surgia em Messejana, o lendário Conjunto Musical "Big Brasa", tenho muitas saudades dessa época de ouro, as crianças brincavam, os adolescentes paqueravam e os mais velhos faziam seus rituais religiosos, tudo em homenagem a Padroeira de Messejana, Nossa Senhora da Conceição.

Em 1966 chegamos a receber a visita do então Presidente da República (inauguração da caixa d'água). Eu estudava no José de Alencar e tinha vontade de estudar no José Barcelos. Políticos mais famosos, Ernesto Gurgel, Café Filho, Paulo Benevides e o lendário José Barros de Alencar, o saudoso e grande Sr. Jader comandava o fabuloso Salgado da Gama e os Srs. Tenente Valter, João Almeida e Paulinho Benevides comandavam o (MEC) Messejana Esporte Clube. A rivalidade era inevitável, mais a violência quase não existia.

O bairro era arborizado e a Lagoa era limpa e sem poluição. Que saudade dessa época, agora cabe aos atuais moradores lutarem para que nosso bairro seja aconchegante e fraterno, como sempre foi. Quando perguntam onde nasci, nunca falo que foi em Fortaleza, porque eu tenho orgulho de ser filho de Messejana, nasci na Rua Antonio Bento, quando lá existia o antigo Matadouro, a minha santa parteira foi a Mãe Bel, nasci em casa, sou messejanense da gema, na praça da matriz tinha a URJA, e ao lado, o deposito de material de Construção do Sr. Jader, na esquina da antiga BR-116.

Tínhamos o bar do Jaime Câncio, e o Armarinho da Francisquinha. Do outro lado da praça a loja de tecido do seu Oriá. Na praça do mercado tinha a loja do seu Alfredinho, lá tinha tudo, era só pedir. O tempo não volta, mas muita coisa ainda pode ser feita pelo nosso bairro. Messejanenses de agora, lutar em prol do nosso Bairro vale a pena.

Nazareno José dos Santos

Publicado no Portal Messejana

Nenhum comentário: