segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Instituto Portal Messejana - Retrospectiva 2017


CONSIDERAÇÕES INICIAIS
 
A seguir uma apresentação das ações realizadas pelo Instituto Portal Messejana no decorrer de 2017. O Instituto mais uma vez suas metas alcançadas e renovadas as esperanças de êxito em sua missão, apesar das adversidades encontradas pelo Brasil ao longo do ano. Assim, projetos, sonhos e esperanças continuam para o Novo Ano de 2018, que serão tratados com esforço e dedicação.

“O Portal é feito com você e para você”, slogan do Portal Messejana, continua assinalando as atividades do Portal Messejana na internet, em seu sítio e nas redes sociais onde está presente o Instituto Portal Messejana.

AÇÕES DO INSTITUTO PORTAL MESSEJANA

Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do governo federal

Mais de 500 famílias cadastradas, em cidades interioranas do Ceará, foram prejudicadas pela não liberação deste projeto do governo federal. Assim, o principal projeto social que estava concluso pelo Instituto Portal Messejana teve sua interrupção motivada por falta de liberação do governo para a construção de habitações populares, através do PNHR, vinculado ao programa Minha Casa Minha Vida, que seria ser executado exclusivamente em zonas rurais através da Caixa Econômica Federal. Assim, em 2017 nenhum projeto foi liberado em razão de entraves políticos no País, talvez decorrentes da crise econômica. Todos os projetos foram realizados pelo Portal Messejana, aprovados, tanto no Banco do Brasil quanto pela Caixa Econômica Federal, mas se encontram paralisados, sem solução, lamentavelmente. Muitos esforços da parte do Instituto Portal Messejana, com dezenas de famílias de diversos municípios do Ceará, gerando expectativas e posteriormente frustração para aqueles que participaram e não foram atendidos. Seria, sem dúvida, mais um importante passo do Instituto Portal Messejana objetivando desta vez proporcionar a chegada de um programa governamental voltado para a habitação, no Ceará.

ASPECTO SOCIAL E COMUNITÁRIO

No tocante ao aspecto social e comunitário em 2017 o Instituto Portal Messejana manteve os espaços de órgãos públicos das duas esferas de Governo, entre os quais: Governo do Estado do Ceará (Secretaria de Turismo) e Assembléia Legislativa do Estado.

PRESENÇA DO PORTAL MESSEJANA NAS REDES SOCIAIS

Acompanhando o modernismo que a tecnologia nos oferece o Portal Messejana incrementou a participação efetiva e constante nas principais redes sociais como o FacebookTwitterGoogle+,Youtube,InstagramBlogger Flickr dentre outras mídias, com o objetivo de melhor divulgar Fortaleza e o Estado do Ceará para o mundo da Internet. O Canal Portal Messejana do Facebook mantém uma “Fanpage”, curtida por milhares de internautas e que possibilita mais ainda a interação com o Portal Messejana.

NOVIDADE EM 2017 - o Portal Messejana com um aplicativo para celulares!

Seguindo uma tendência tecnológica mundial, pela utilização maciça de telefones celulares do tipo “smartphones” a equipe técnica do Instituto Portal Messejana criou o Aplicativo intitulado “Portal Messejana”, disponibilizado para usuários de telefones celulares, nas duas plataformas IOS e Android. Deste modo atendeu às inovações e proporcionou um acesso mais fácil a seus seguidores.
O aplicativo “Portal Messejana” pode ser baixado e instalado facilmente, via download no Google Play ou Apple Store.

Neste aplicativo o conteúdo principal está presente, como História de Messejana, Fortaleza, Messejana, Turismo, Garota Portal Messejana (projeto social), Empresas, Destaques, Personalidades e Redes Sociais (especialmente Facebook e Youtube), com os vídeos e reportagens do Portal Messejana. A divulgação do aplicativo continua sendo feita nas redes sociais, explicando: como baixar o aplicativo Portal Messejana gratuitamente no Google Play e Apple Store para receber via celular todas as atualizações do Instituto. A figura ao lado ilustra o assunto.

UMA PRESENÇA MARCANTE NAS PESQUISAS

Como resultado de suas postagens de interesse, continuou o Portal Messejana a marcar presença acentuada no Google, mecanismo de busca mais utilizado pelos internautas. Ou seja, quando se digita "Messejana" ou "Portal Messejana" na pesquisa do Google o internauta obtém grande número de ocorrências, referente às suas matérias publicadas sobre diversos assuntos.

“BLOGS” NO PORTAL MESSEJANA
 
Para disseminar seu conteúdo a equipe do Portal Messejana criou e mantém atualizados três blogs, com potencial para alcançar pessoas no país e no mundo inteiro. Como resultado das ligações entre suas redes sociais, blogs e o próprio site destacou a sua presença no Google, mecanismo de busca mais utilizado pelos internautas. Ou seja, quando se digita "Messejana" ou "Portal Messejana" na pesquisa do Google o internauta obtém grande número de ocorrências.

DIVULGANDO O CEARÁ

Instituto Portal Messejana tem como uma de suas principais metas a de sempre mostrar o que há de melhor em Fortaleza, no Ceará e em todo o Brasil, além de seu selecionado conteúdo social e de utilidade pública. Como exemplo, na seção Turismo do Portal Messejana foram publicadas dezenas de matérias e reportagens de interesse geral de todos que procuram Fortaleza e todo o Ceará. Diariamente divulgou o que há de melhor em Messejana, em Fortaleza e em todo o Brasil, além de seu selecionado conteúdo social e de utilidade pública. As reportagens, repletas de fotografias e de vídeos mostraram os atrativos do Ceará para aqueles que ainda não conhecem o Estado e reforçaram tudo o que há de bom para os próprios cearenses, dando ênfase para os melhores pontos, roteiros de viagem, de hospedagem etc.

OS EDITORIAIS DO PORTAL MESSEJANA

Os editoriais do Portal Messejana abordaram importantes assuntos ligados ao cotidiano no Brasil. E com destaques para alguns assuntos inerentes à Messejana, Fortaleza e Estado do Ceará, além de outros da conjuntura nacional que trazem reflexos para os diferentes setores.
A orientação editorial do Instituto segue estritamente a linha da verdade e de responsabilidade em todas as publicações, com tem sido a linha editorial do Instituto desde a sua criação. E com o objetivo de esclarecer de forma cidadã a população como um todo, exercendo um papel de cidadania.

O CANAL YOUTUBE DO PORTAL MESSEJANA
 
No Youtube o Portal Messejana postou reportagens diversas. Houve destaque para os projetos sociais, dentre eles o projeto “Garota Portal Messejana 2017”, que continuou seu pleno êxito desde 2008, ao revelar novos talentos da moda e da publicidade entre a juventude local. Outros vídeos sobre os principais pontos turísticos do Estado do Ceará e sobre o turismo sustentável e ambiental no Estado. Enfim, foram diversas matérias que marcam a presença do Instituto nessa conhecida rede, o Youtube.

A PRESENÇA DO PORTAL MESSEJANA NO “FLICKR”

Flickr é um banco de fotografias internacional, caracterizado como uma rede social, cujo foco é o armazenamento e compartilhamento de imagens em alta qualidade. A plataforma permite a seus usuários hospedarem suas fotografias e a possibilidade de fotógrafos e amantes da fotografia entrar em contato de diferentes partes do mundo.

Pensando em mais um público-alvo, os amantes da fotografia, o Portal Messejana manteve e adicionou centenas de imagens no Flickr em diversos álbuns categorizados por locais, todas com alta resolução. As reportagens feitas pelo Portal Messejana estão assim promovendo o Estado de forma nacional e também internacional.

SERVIÇOS DO PORTAL MESSEJANA

O ESPAÇO "FALA CIDADÃO"

No Portal Messejana continuou a seção "Fala Cidadão" um espaço de muita utilidade para as opiniões dos internautas, depoimentos etc. sobre os assuntos de interesse da grande área de Messejana, de Fortaleza e de todo o Ceará.

O MURAL DE RECADOS

Muito importante dentre os serviços disponibilizados figura a Seção Mural de RecadosAtravés de comunicados rápidos, pela natureza da própria internet, várias pessoas enviaram suas mensagens, sugestões, críticas e opiniões diversas sobre os assuntos em pauta. O Mural de Recados serviu por algumas vezes até para localizar pessoas desaparecidas, com sucesso em algumas oportunidades, através de buscas efetivadas por parentes em diversos estados brasileiros.

A CRIAÇÃO DO ESPAÇO “BLOGS NO PORTAL”
 
Os colaboradores do Portal Messejana que dispõe de interessantes blogs, passaram a integrar, por sua importância, a própria estrutura do site. Dentre eles estão Pedro Mallmann, Fátima Garcia, Leila Nobre, João Ribeiro, Fabiana Maia, Duda Flores, Conjunto Big Brasa, Gláucia Tavares, Blog da Clara e Almanaque Raimundo Floriano. Todos ilustrando e enobrecendo o conteúdo do site em seus variados aspectos.  

PROJETO SOCIAL “GAROTA PORTAL MESSEJANA”

Um dos projetos de maior sucesso foi o Concurso Garota Portal Messejana, que atingiu a marca de mais de onze mil participantes pelo Facebook em 2017. O grupo Garota do mês do Portal Messejana se encontra no Facebook do Portal Messejana. Inúmeras garotas participam desse projeto do Instituto Portal Messejana que tem por objetivo promover a juventude e facilitar o seu acesso profissional como modelo fotográfico ou qualquer atividade na área publicitária, de eventos etc. O projeto Garota Portal Messejana proporciona às suas participantes e ao público em geral, não somente a contemplação da beleza estética da mulher cearense, mas o favorecimento da qualificação profissional dessas jovens, através de treinamentos, palestras, para que possam realizar seus sonhos e demais expectativas sobre o futuro.

GAROTA PORTAL MESSEJANA 2017
 
O projeto teve seu auge em 2017, com a final do Concurso Garota Portal Messejana, realizada no dia 22 de setembro, no Grand Shopping Messejana, patrocinador oficial do evento. Foi uma festa brilhante, marcada com classe e elegância, que culminou com o desfile principal que elegeu Alaila Pereira como Garota Portal Messejana 2017. Houve um acentuado apoio das empresas do referido Shopping. O evento teve uma estrutura belíssima e requintes que agradaram a todos os presentes. Com um visual encantador, o destaque para um painel de “leds” que exibia todos os instantes vídeos e fotografias das candidatas.

Neste evento ficou evidenciada mais uma vez a plena aceitação pela juventude a um projeto de sucesso do Instituto Portal Messejana, cujo êxito na evolução das candidatas é constante e notório, para o benefício de todos os envolvidos neste projeto social que tem como objetivo favorecer o ingresso das candidatas no mercado da moda, publicidade e de eventos. 

Alaila Pereira – a Garota Portal Messejana 2017!

Após uma presença que impressionou os jurados e todo o público presente, que vibrou muito com o resultado final, Alaila Pereira, de 17 anos, estudante e modelo fotográfico, foi eleita como Garota Portal Messejana 2017 e recebeu a faixa da Garota Portal Messejana 2016, Alexandra Holanda.

As demais candidatas vencedoras

Em segundo lugar Milena Almeida, 19 anos, estudante de Fisioterapia, com uma participação maravilhosa no evento, foi classificada em segundo lugar. Após uma presença marcante e um belo desfile fez a diferença. Uma expressiva torcida personalizada aplaudiu sua candidata, e fizeram centenas de fotos na final do evento.  Milena Almeida  na oportunidade recebeu convite para participar do Concurso Miss Fortaleza 2018.

Angélica Serpa, 17 anos, estudante de Odontologia, com seu carisma, meiguice e elegância obteve o terceiro lugar. Com boa presença de passarela, recebeu muitos aplausos dos presentes. Uma bela torcida de amigos e familiares prestigiaram sua candidata. E na ocasião todas as candidatas receberam convites para participar de outros concursos de beleza.

Houve grande repercussão, notada particularmente por inúmeras publicações nas redes sociais e presença de diversas equipes de fotógrafos, jornalistas e blogueiros, além de pessoas da plateia que registraram em fotos e vídeos os belíssimos momentos desta grande festa. Destaques para a cobertura oficial do evento, por Edmilson Nunes, do Studio Gardênia Produções e pela Máxi Vídeo Produções, empresa ligada ao Portal Messejana.

COBERTURAS FOTOGRÁFICAS E REPORTAGENS

Os principais eventos, reportagens e outras publicações do Portal Messejana em 2017, que assinalaram de forma marcante a presença do Instituto Portal Messejana na comunidade e também através da internet, através de textos, fotografias e vídeos, estão no sítio Portal Messejana.

O DESTAQUE EM 2017: 50 ANOS DO CONJUNTO MUSICAL BIG BRASA

O dia 29 de abril é a data oficial de fundação do Conjunto Musical Big Brasa, de Messejana, em Fortaleza, Ceará, que completou 50 anos de música e de boas recordações. O Conjunto “Big Brasa” levou o nome de Messejana, Fortaleza e do Ceará ao conhecimento de inúmeras cidades nordestinas e marcou forte presença na televisão cearense em um período inesquecível. 

COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DO BIG BRASA EM 2017

Foram vários encontros e comemorações durante o ano, muitas delas realizadas em participações musicais com músicos contemporâneos do Big Brasa, com a participação do guitarrista-solo do Conjunto Big Brasa, João Ribeiro (Beiró), com os excelentes músicos Luisinho Magalhães, Kildare Rios e José Antonio. Todos os encontros foram amplamente divulgados nas redes sociais e documentados através de fotografias e de vídeos! Além dos encontros locais, uma participação considerada histórica de componentes do Conjunto Big Brasa foi realizada na cidade de Balsas, Maranhão, no mesmo local em que o Conjunto Big Brasa se apresentou em seu primeiro ano de existência, no ano de 1967.

Conjunto Big Brasa se projetou rapidamente e conquistou durante sua existência, milhares de fãs, os quais até a atualidade manifestam a saudade e o carinho com nosso grupo musical. Foi considerado em premiações como o Conjunto Revelação em 1971 e em 1972, o Conjunto Big Brasa recebeu o Diploma da TV Rádio e Revista e Prefeitura Municipal de Fortaleza e o troféu “João Dummar”, frutos do Concurso “Os Melhores do Rádio e da TV”.

Assim, o Conjunto Big Brasa participou de incontáveis eventos musicais por todo o Estado do Ceará e pelo nordeste, onde esteve em várias cidades do Maranhão, Piauí e Pernambuco, além da grande presença no cenário musical cearense, em especial na televisão, tendo alcançado pleno sucesso durante toda a sua existência. O grupo teve a honra de acompanhar inúmeros artistas de projeção nacional, na TV Ceará, além de participar de diversos shows com muitos dos integrantes do Pessoal do Ceará, em especial com Ednardo Sousa (compositor da belíssima canção Beira-Mar, dentre outras), com o qual esteve em shows pelo nordeste e em Fortaleza.

PUBLICAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE UM PERÍODO INESQUECÍVEL

Em 1999 marcava o Conjunto Big Brasa marcou a iniciativa cultural e histórica sobre a música dos Anos 60 e da Jovem Guarda no Ceará, com o primeiro livro publicado sobre o período, de autoria de seu fundador, João Ribeiro (Beiró) intitulado “O Big Brasa e Minha Vida Musical”!

MAIS DOIS LIVROS INÉDITOS SOBRE O PERÍODO

E em 2017 o Conjunto Big Brasa recebeu mais duas publicações inéditas, históricas e culturais sobre a época, quando mais dois livros foram publicados sobre a Música dos Anos 60 e a Jovem Guarda no Ceará.

Ambos foram escritos pelo fundador do grupo musical, João Ribeiro, conhecido no meio artístico como “Beiró”. O primeiro livro “Big Brasa – 50 Anos Inesquecíveis”, sobre o Conjunto Big Brasa, que completa 50 Anos de Música (período 1967/2017) e o segundo, “A Música em minha vida – 50 anos de lembranças” que discorre sobre a trajetória musical do guitarrista-solo e fundador do Conjunto Big Brasa, João Ribeiro, conhecido como “Beiró”. O aniversário do Conjunto Big Brasa coincide com o de seu nascimento, dia 29 de abril.

UM MARCO E UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO!

Os inúmeros exemplares dos livros foram distribuídos gratuitamente para amigos, amigas e fãs do Conjunto Big Brasa, como forma de registros alusivos aos 50 Anos de Música durante o ano de 2017. As três publicações são inéditas no Ceará e certamente serão uma fonte histórica de pesquisa sobre a música no Ceará nos Anos 60/70 e período da Jovem Guarda.

COLABORADORES DO PORTAL MESSEJANA
 
Especial agradecimento aos Colaboradores e Amigos do Portal Messejana, que ao longo do ano se preocuparam em enviar matérias de interesse público, dicas de segurança, artigos interessantes, sugeriram reportagens e indicaram pontos de interesse coletivo, além de enriquecer com artigos e matérias diversas o conteúdo do Portal Messejana.

Agradecimentos do Instituto Portal Messejana também para toda a equipe de trabalho, aos membros da Diretoria do Instituto Portal Messejana, e aos estimados colaboradores e internautas, que enviaram matérias, sugestões de pauta, artigos e contribuições para as diversas seções, interagindo assim com o sítio Portal Messejana de forma efetiva e cidadã. Agradecimentos também aquelas pessoas que nos receberam nas diversas localidades visitadas, prestando informações diversas para as reportagens, concedendo entrevistas e ajudando a aprimorar o conteúdo do site Portal Messejana.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Assim, ao final de 2017 o Instituto Portal Messejana se sente gratificado pelo trabalho exercido, na certeza de sua real contribuição para a cidadania, para a educação, para a cultura e de uma forma geral no que diz respeito a todas as áreas de abrangência do site Portal Messejana. Continuará seu trabalho em 2018 de forma a fortalecer a democracia, a cidadania no sentido de ajudar de todas as formas a seu alcance a engrandecer este país, que tanto merece. E conta para isso com o seu incentivo, seu apoio e a colaboração de todos que participam ativamente do  Instituto Portal Messejana.

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2018
 
Deseja um Ano Novo com muita prosperidade, saúde, harmonia e Paz a todos os seus amigos, acreditando que em 2018 o Portal Messejana possa contribuir cada vez mais no que se refere ao atendimento de seus objetivos básicos. Acreditamos que o Natal não seja somente um período de festividade nos lares e sim um momento de reflexão. Lembre-se de procurar transformar os seus sonhos em realidade e tenha um Natal maravilhoso!


Diretoria do Instituto Portal Messejana

Em dezembro de 2017

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Museu de Cera Madame Tussauds: tudo começou em Londres


O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais em, Nova Iorque, Washington, D.C., Las Vegas, Los Angeles -Hollywood, Berlim, Amsterdã, Hong Kong, Xangai, Blackpool, Sydney, Viena, Banguecoque, Orlando e Tóquio.

Inaugurado em 1884, o museu Madame Tussauds de Londres expõe as figuras de personagens famosos feitas em cera. Sua qualidade e a inovação o converteram no museu de cera mais famoso do mundo.

 

Madame Tussauds

Marie Tussaud (1761-1850), nasceu em Estrasburgo, França, trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação da cera, que ensinou essa arte a Tussaud. Começou sua carreira modelando em cera, máscaras de vítimas da Revolução Francesa. Ela se mudou para a Inglaterra em 1835, fez uma mostra de seu trabalho na Baker Street perto do endereço do atual museu. Suas técnicas convencionais ainda são usadas para criar figuras da realeza, políticos, atores e astros da música pop e heróis do esporte.

Há citações do museu em livros de Júlio Verne como o "Volta ao mundo em 80 dias".
Lady Gaga soma 21 estátuas espalhadas pelos museus Madame Tussaud, sendo a recordista.

História do museu de cera Madame Tussauds

O Museu de Cera não tem data de criação definida oficialmente, mas foi a partir de 1835 que se estabeleceu em Londres, próximo ao local em que se situa hoje. Antes disso, Marie Grosholtz, a Madame Tussauds, percorria as ilhas britânicas expondo suas esculturas para o público.

Marie Grosholtz nasceu e cresceu na França e aprendeu a arte de modelagem em cera com o médico Dr. Philipe Curtius, para quem sua mãe trabalhava como governanta. As exposições de Curtis eram famosas e, logo, o talento de Marie também foi notado. Quando Curtis morreu, deixou sua coleção para Marie que, mais tarde, se casou com o engenheiro francês François Tussauds.

 

A França sofria nesta época com a Revolução e, para continuar suas exposições, Marie decidiu ir para o Reino Unido, junto de seu filho mais velho. Em 1822, o naufrágio de um navio a fez perder muitas de suas peças. O museu de cera sofreu outra baixa em 1925, em um incêndio que destruiu relíquias da era napoleônica. Em 1940, durante um bombardeio da Segunda Guerra Mundial, mais de 300 figuras foram destruídas. Dez anos depois, Madame Tussauds faleceu. Suas criações, no entanto, permanecem em exposição, ao lado de diversos bonecos novos, constituídos desde aquela época.

Vale a pena o passeio no Madame Tussauds?

Apesar do preço alto, a entrada para o museu de cera vale a pena – desde que você não tenha visitado outro Madame Tussauds, claro. Impossível não se divertir tirando fotos ao lado dos Beatles, da Família Real e de diversos outros ícones da história. Com alguma disposição, você vai entrar no clima rapidinho.

Cada uma das salas apresenta um grupo de celebridades e normalmente elas são reunidas com algum critério. Por exemplo, casais costumam ficar abraçados ou perto um do outro. E a atenção ao detalhe é bem grande: um dia depois do anúncio da separação de Brad Pitt e Angelina Jolie, em 2016, funcionários do museu já separaram as estátuas.

Essa dedicação e busca pela verossimilhança se encontra em todas as etapas do passeio. Se você parar do lado de uma das estátuas, vai ficar surpreso, na maioria dos casos, com o grau de realismo que elas possuem. É de ficar de boca aberta (mesmo!).

Atrações do Madame Tussauds – além das estátuas

Além da exposição principal, com personalidades enceradas, o museu oferece ainda duas opções de entretenimento, já inclusas no pacote: um cinema 4D com heróis da Marvel e um passeio de terror com atores, no estilo da London Dungeon e London Bridge Experience.

Ambas as atrações paralelas são bem bacanas e rendem boas risadas. Crianças pequenas, porém, podem sentir muito medo na hora de encarar as agruras do Scream, o túnel de horrores do museu. Preste atenção ao aviso na entrada: se você não encostar nos atores, eles não vão encostar em você. Na pior das hipóteses, feche os olhos do seu filho e siga em frente.

 

Exposições

·         O museu tem diferentes exposições que organizam os bonecos em diferentes categorias. Estas são algumas das nossas seções preferidas:

·         Festa VIP: Na primeira das salas do museu se celebra uma grande festa na qual os convidados são grandes celebridades, como Morgan Freeman, Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, Brad Pitt ou Angelina Jolie.

·         Zona de esportes: Trata-se de uma zona onde estão alguns dos grandes esportistas, como Tiger Woods, Mohammed Ali e Pelé.

·         Encontro com a realeza: Como não podia deixar de ser, no museu é possível encontrar a realeza. A rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e alguns outros membros da família real se mostram mais acessíveis que nunca.

·         Cultura: Na área dedicada à cultura se reúnem alguns dos grandes gênios de todos os tempos, como William Shakespeare, Albert Einstein, Stephen Hawking, Pablo Picasso e Charles Darwin.

·         Líderes mundiais: Nunca foi tão fácil seguir de perto os grandes líderes mundiais. Nessa área estão Barack Obama com Margaret Tatcher, Winston Churchill, Nicolas Sarkozy, Ronald Reagan, Tony Blair e Martin Luther King.

·         Câmara dos horrores: Trata-se de uma área em que vários atores tentam infundir terror nos visitantes.

·         O espírito de Londres: A bordo de um dos táxis pretos da atração é possível viajar através do tempo para reviver a história de Londres.

·         Super-heróis da Marvel em 4D: Alguns dos super-heróis mais conhecidos da Marvel unem as suas forças contra o mal em um divertido filme 4D.

Sempre cheio

As figuras do museu são feitas com todo tipo de detalhe, mostrando uma grande qualidade em relação às figuras de outros museus de cera.

Apesar do preço alto, o museu Madame Tussauds é um dos mais visitados de Londres e costuma haver muita gente a qualquer hora do dia. Para evitar as aglomerações, o melhor é tentar chegar na hora em que abre ou durante o almoço. Comprando os ingressos pela internet, há importantes descontos.

Museu de cera Madame Tussauds -  Clique aqui! 

Museu do Louvre em Paris


Conheça o famoso Museu do Louvre em Paris

Saiba tudo sobre o Museu do Louvre em Paris: o que ver, quando e como conhecer, com dicas únicas e onde comprar os ingressos pelo melhor preço! Uma coisa é certa: uma vez em Paris, você não pode deixar de conhecer o museu mais famoso do mundo, o Museu do Louvre. Ele foi inaugurado em 1793, na capital da França, e desde então recebe em média 9 milhões de visitantes todos os anos, que se impressionam com seu acervo com mais de 380 mil objetos, que vão desde relíquias do antigo Egito até mesmo pinturas modernas - todos muito valiosos. Localizado no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli, o Museu do Louvre é um dos pontos turísticos de Paris mais visitados e mesmo que você não seja fã de museus, o Louvre é parada obrigatória para todos os turistas que estiverem visitando a cidade.

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Paris e na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o Museu do Louvre em Paris.

 

As várias entradas do Museu do Louvre

Para entrar no Louvre são várias as entradas, mas as principais estão localizadas da seguinte forma: pela pirâmide do pátio central; pelo Carrousel du Louvre ou pela Rue de Rivoli - você pode escolher qualquer uma delas. O Museu do Louvre em Paris conta com 5 andares: o subsolo (Hall); o mezanino; o térreo; primeiro andar e o segundo andar. Sem dúvidas o maior dentre os museus de Paris. Você pode comprar ingressas na entrada ou, adiantar-se e evitar filas comprando antes (nós explicamos mais em baixo como fazer isso). Fique preparado, pois o Museu do Louvre é gigantesco, então se você fosse conhecer todo o seu acervo levaria dias. Como sabemos que nem todo mundo tem dias seguidos para conhecê-lo, o ideal é separar pelo menos um dia para passear por ele. Para aproveitar ao máximo seu tempo faça um roteiro e veja quais das três alas do Louvre você tem mais interesse em conhecer: a Ala Richelieu, a Ala Denon e a Ala Sully. 

Principais obras do Museu do Louvre

O acervo do Museu do Louvre em Paris possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte. A seção de pintura, com quase 12 mil itens, é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o Museu Hermitage em São Petersburgo na Rússia. É nessa seção que se destaca a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Outras obras de arte como a encantadora e histórica Vênus de Milo, o Retrato de Luís XIV de Hyacinthe Rigaud, o Código de Hamurabi, "A balsa da Medusa", a "Victoria Alada de Samocrátia", os "Fossos Medievais" e o quadro "A Liberdade guiando o Povo de Eugène Delacroix", também, estão em exposição no Louvre. Há obras de artistas como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens no museu, sendo ao todo mais de 8 mil anos de arte em exposição.  Existem ainda várias mostras temporárias que costumam trazer obras e objetos muito importantes, então nunca deixe de passar!

Coleções do Museu do Louvre em Paris

O museu do Louvre em Paris, como dissemos, é cheio de coleções riquíssimas. As pinturas e esculturas francesas podem até ser grandes preciosidades do museu, até por conta de ser seu país, mas também é possível se emocionar vendo as coleções de antiguidades egípcias (inclusive, sarcófagos de múmias!), as antiguidades grega que moldaram a arte, antiguidades orientais, pinturas e esculturas italianas da realeza, pinturas holandesas (como as obras de Rembrandt, no último andar) e até a arte islâmica, que fica numa ala especial, mais escura e muito especial. Realmente, há muito o que se ver no Louvre, mas o passeio é inesquecível.

 

Onde comer no Museu do Louvre em Paris

O Louvre tem um café anexo muito famoso, que é o Angelina. Se quiser saborear um bom lanche, doce, café ou chá, esse é o lugar para fazer isso com o mais alto teor da gastronomia. Ele fica dentro do Café Richelieu, dentro da ala que eleva o mesmo nome, perto do apartamento de Napoleão III. Mas se você quiser comer outra coisa mais em conta, não se preocupe: existem várias opções de lanchonetes, café e restaurantes dentro do Museu do Louvre em Paris, sendo o mais em conta o Cafés de La Pyramide. Você verá placas indicando eles e também pode identificar os lugares de comer e beber pelo mapa do Louvre, que você pega na entrada.

Carrousel du Louvre em Paris

O Museu do Louvre disputa o primeiro lugar de ponto turístico com a Catedral de Notre Dame em Paris. A Pirâmide do Louvre, inaugurada em 1989 em frente ao prédio principal do museu, hoje é um dos lugares que mais recebe turistas. No subsolo da pirâmide funciona o Carrousel du Louvre, um shopping center com mais de 100 lojas das mais variadas marcas como Sephora, Printemps, Salvatore Ferragamo, Swarovski, Virgin Megastore, Fossil, Lacoste e a primeira loja da Apple na França que está sempre lotada de moradores e turistas. O Carrousel du Louvre está aberto todos os dias e você pode conhecê-lo junto com um passeio pela região do museu - já que uma visita ao Louvre requer um dia livre. Também tem um restaurante muito movimentado que abre todos os dias, com exceção de segunda, e que recomenda-se as reservas, principalmente nos dias de alta temporada. Serve lanches, cafés e self-service.

Informações do Museu do Louvre

Dentro do Louvre você pode fotografar, desde que seja sem flash. O Museu do Louvre fica na Rue de Rivoli, nº 99. O horário de funcionamento do museu é de quarta a segunda das 9h às 18h, sendo que às quartas e sextas o museu fecha apenas às 22h. Para chegar até o Museu do Louvre em Paris é só pegar as linhas 1 ou 7 do metrô parisiense e descer na Palais-Royal Musée du Louvre. Não se esqueça de ir com calçado cômodo para andar muito e de visitar a lojinha do museu, que é muito bacana com vários produtos de Paris.

Dicas para comprar os ingressos do Museu do Louvre e das outras atrações mais baratos e sem filas

Uma dica para economizar com os ingressos do Museu do Louvre e dos outros passeios é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Paris e de todas as cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo nas filas e dinheiro. Os passeios de Paris que mais indicamos comprar nesse site são o Museu do Picasso, o cruzeiro no Rio Sena que é lindo, a entrada do Louvre, do Arco do Triunfo e a subida na Torre Eiffel, que são os passeios mais legais e estão com um bom preço.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o Museu do Louvre em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.


 


Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Museu do Louvre em Paris quando estiver lá.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Paris

Agora que você já viu tudo sobre o Museu do Louvre em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.